O editor de texto GNU nano 6.0 acaba de ser lançado com novos nomes de cores, suspensão habilitada por padrão. Esta nova versão está disponível como a primeira atualização estável na série 6.x deste poderoso editor CLI que vem com quase todas as distribuições GNU/Linux. Assim, o GNU nano 6.0 está aqui para apresentar vários novos recursos e melhorias para o popular editor de texto de linha de comando, incluindo uma nova opção --zero
para ocultar a barra de título, barra de status e linhas de ajuda, e usando todas as linhas de seu emulador de terminal como a área de edição.
Este lançamento também apresenta 14 novos nomes de cores, incluindo carmesim, beterraba, tijolo, marrom, ocre, ameixa, rosado, sálvia, areia, mar, céu, ardósia, fulvo e azul-petróleo, bem como a capacidade de especificar cores como três números hexadecimais de dígitos, no formato rgb.
Outra mudança interessante no GNU nano 6.0 é a habilitação da suspensão por padrão, que pode ser ativada com ^T^Z. Esta mudança substitui as opções -z
, --suspendable
e 'set suspendable
, mas aqueles que realmente querem suspender nano com uma única tecla ainda tem a capacidade de colocar 'bind ^Z suspend main'em seu arquivo nanorc.
Editor de texto GNU nano 6.0 lançado com novos nomes de cores e suspensão habilitada por padrão
Fora isso, GNU nano agora irá quebrar linhas ao colar algumas palavras (sem quebra de linha) com quebra automática de linha habilitada, suporta a limpeza do nome do arquivo atual alternando Append ou Prepend, e inclui o arquivo de sintaxe YAML na fonte tarball.
Por último, mas não menos importante, esta versão atualiza o --wordbounds
para afetar a contagem de palavras conforme mostrado pelo MD, permitindo que o GNU nano conte as palavras como a opção ‘wc’ faz. Se esta opção não estiver habilitada, o GNU nano agora contará as palavras de uma forma mais humana, vendo a pontuação como espaço, por padrão.
Você pode baixar o GNU nano 6.0 agora mesmo do site oficial. Verifique a página de anúncio de lançamento para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas neste lançamento, que também devem aparecer em breve nos repositórios estáveis ??de software de sua distribuição GNU/Linux favorita.