Pitivi, o editor de vídeo gratuito e de código aberto para sistemas GNU/Linux baseado na estrutura multimídia GStreamer e escrito em Python, foi atualizado para a versão 2022.06, uma versão que introduz vários novos recursos.
O último lançamento do Pitivi antes deste de agora foi há mais de um ano. Assim, o Pitivi versão 2021.05 introduziu a capacidade de marcar clipes na Media Library, novos atalhos de teclado para buscar os marcadores anterior e próximo, bem como arrastar um quadro-chave vertical ou horizontalmente pressionando a tecla Ctrl.
Agora, o Pitivi 2022.06 está aqui com mais novos recursos, incluindo rastreamento e desfoque de objetos, detecção de batidas e estalo de clipes para batidas detectadas, um novo modo de mistura de Origem, a capacidade de adicionar borda e sombra ao texto do clipe do título, bem como um medidor de VU para reprodução de som ao lado da visualização do vídeo.
Editor de vídeo de código aberto Pitivi 2022.06 vem com rastreamento de objetos
Além disso, a versão Pitivi 2022.06 introduz suporte para manter a proporção ao redimensionar clipes, torna mais fácil desvanecer e desbotar um clipe de vídeo, e permite cortar clipes de vídeo para colá-los em uma posição diferente. Sob o capô, esta versão suporta a mais recente estrutura multimídia GStreamer 1.20.
Mesmo que sua interface de usuário possa parecer simples, o Pitivi possui muitos recursos ótimos, como centenas de efeitos animados, transições e filtros, belas formas de onda de áudio, processamento de fundo, backups automáticos de projetos, integração nativa com seu ambiente de desktop, bem como todos os recursos de edição de vídeo que você pode precisar para o seu próximo filme.
Pitivi 2022.06 está disponível para download agora como uma fonte de tarball que você terá que compilar e instalar manualmente em sua distribuição GNU/Linux uma vez que você tenha todas as dependências no local. Se essa não é a sua especialidade, você terá que esperar a versão Flatpak do software chegar no Flathub.