Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1

Esta versão também adiciona facilidade para quadros-chave, bem como várias novas opções na interface e corrige muitos bugs.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1. O software de edição de vídeo gratuito, multiplataforma e de código aberto Shotcut 23.11 escrito em Qt foi lançado oficialmente hoje como uma atualização importante que traz alguns novos recursos e muitas melhorias.

Os destaques do Shotcut 23.11 incluem suporte para o codificador de hardware NVIDIA AV1 (av1_nvenc) em sistemas Linux e Windows, bem como a adição de easing para quadros-chave, incluindo Ease In, Ease Out e Ease In/Out com diferentes níveis de aceleração e truques como elástico e salto.

“Isso também altera a aparência dos quadros-chave na visualização da linha do tempo dos quadros-chave para tornar mais claro onde o comportamento se aplica – entre os quadros-chave”, explicaram os desenvolvedores. “Ao pensar em “in” ou “out”, para Shotcut “in” refere-se ao início de algo – um clipe, filtro ou parâmetro entre quadros-chave. E “fora” refere-se ao fim de algo.”

O Shotcut 23.11 também adiciona um novo filtro Track Auto Fade Video que você pode adicionar às trilhas de vídeo para mergulhar no preto (ou em outra cor) ou aumentar e diminuir gradualmente a opacidade das sobreposições de cada clipe.

Existem várias novas opções nesta versão, como “Opacidade” nos filtros Texto GPS, Texto: Simples e Temporizador, “Seleção de retângulo” na Linha do tempo para seleção retangular de clipes, “Exibir taxa de bits” em Propriedades para visualizar a taxa de bits de um clipe. , “Adicionar faixas automaticamente” na linha do tempo para adicionar faixas automaticamente a uma linha do tempo e “Intensidade de brilho” em Filtros> Definir para misturar uma saída filtrada com a entrada para reduzi-la.

Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1

Além disso, o Shotcut 23.11 traz de volta a opção “Dividir no Playhead” para o menu de contexto do clipe da linha do tempo, altera a opção “Salvar” na caixa de diálogo de pouca memória para realizar um backup e salvar o projeto para evitar que ele quebre, adiciona um botão em Filtros para salvar um conjunto de filtros e atualiza o botão “Copiar filtros verificados” para não mostrar mais uma caixa de diálogo.

Editor de vídeo de código aberto Shotcut 23.11 adiciona codificação de hardware NVIDIA AV1

Por último, mas não menos importante, esta versão atualiza as opções de Codec e Áudio em Exportar para desabilitar algumas opções quando um codec somente sem perdas ou somente intra é selecionado, atualiza o tipo de quadro-chave Suave para evitar overshoots e cúspides, melhora o desempenho do Zoom recurso na Linha do tempo e adiciona um botão Cortar: Retângulo > Aplicar à fonte, que só aparecerá quando a proporção da mídia de origem corresponder ao modo de vídeo do projeto.

Vários bugs foram corrigidos para melhorar a funcionalidade existente no Shotcut, como a predefinição de exportação H.264 de alto perfil do YouTube com alguns codificadores de hardware e opções de qualidade AMD (AMF) em predefinições de exportação salvas. Para mais detalhes, confira o changelog do lançamento.

Você pode baixar o Shotcut 23.11 agora mesmo no site oficial como um AppImage ou como um aplicativo Flatpak do Flathub, que pode ser executado ou instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.