Editor de vídeo Kdenlive traz novidades no sistema de guias e marcadores

A versão 22.12 está disponível para download com o novo dock "Guides", melhorias na interface do usuário e filtros de áudio com quadro-chave.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O editor de vídeo de código aberto Kdenlive 22.12 saiu na semana passada como parte do principal pacote de software KDE Gear 22.12. Então, agora há um anúncio oficial foi publicado para revelar mais detalhes sobre os novos recursos e melhorias. Assim, o editor de vídeo Kdenlive traz novidades no sistema de guias e marcadores.

Nesta atualização, o sistema de guia/marcador do Kdenlive recebeu uma grande reformulação para ajudá-lo a organizar melhor seus projetos. O software agora organiza todos os recursos de marcadores (clipes) e guias (linha do tempo) em um novo encaixe “Guias”, onde o conteúdo exibido depende da seleção. Devido a essa alteração, a guia “Marcadores” foi removida das propriedades do clipe.

Além disso, o novo dock “Guias” facilita a busca, pesquisa, classificação e filtragem por categoria ou texto e se integra melhor à navegação pelo teclado para ajudá-lo a procurar e encontrar mais rapidamente um guia de linha do tempo. Além disso, a funcionalidade de importação e exportação de marcadores foi aprimorada.

O sistema de guia/marcador revisado também permite gerenciar categorias usando cores e nomes personalizados, bem como adicionar, editar ou remover vários marcadores simultaneamente.

Editor de vídeo Kdenlive traz novidades no sistema de guias e marcadores

A versão Kdenlive 22.12 também torna a visualização de nível de áudio, espectro de áudio e filtros de forma de onda de áudio ajustáveis ??e implementa um comportamento comum de copiar/passar de quadros-chave por meio dos atalhos de teclado CTRL+C e CTRL+V, bem como novos copiar/colar botões na barra de quadro-chave do efeito.

Entre outras mudanças dignas de nota, a nova versão do Kdenlive melhora a integração do Glaxnimate com a capacidade de enviar o conteúdo da linha do tempo para o Glaxnimate, que o mostra como plano de fundo, adiciona uma nova opção para definir o tamanho máximo dos dados armazenados em cache e torna ainda mais rápido para remover espaço ou clipes na linha do tempo.

Mas espere, isso não é tudo, pois o Kdenlive 22.12 também permite ocultar a barra de menus e economizar espaço por meio de um novo menu de hambúrguer na barra de ferramentas, aprimorando o “O que é isso?” dicas de ferramentas em vários locais da interface com mais detalhes sobre os respectivos recursos e limpa as páginas de configurações para ajudá-lo a encontrar mais facilmente várias opções.“Além dos recursos visíveis já mencionados, a equipe trabalhou muito na limpeza da base de código para melhorar a capacidade de manutenção, bem como prepará-la para as mudanças que esperamos no futuro próximo, como cronogramas aninhados”, diz o anúncio de lançamento.

Também incluído nesta versão está a capacidade de usar PipeWire como saída SDL, um seletor de cores aprimorado nas sessões Wayland, melhor importação de legendas, capacidade de desativar a contagem regressiva para captura de áudio, funcionalidade de pesquisa aprimorada, um novo provedor de vídeo Pixabay em recursos online e lógica aprimorada para encontrar arquivos realocados.

O editor de vídeo Kdenlive 22.12 geralmente é distribuído como parte do pacote de software KDE Gear 22.12 em várias distribuições GNU/Linux, mas você pode baixá-lo e instalá-lo como um aplicativo independente no site oficial, onde encontrará os binários universais AppImage e Flatpak isso deve funcionar em quase qualquer distro por aí.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.