in

Editor profissional DaVinci Resolve 16 foi lançado

Esta nova versão está repleta de novidades para facilitar a criação e edição multimídia.

Editor profissional DaVinci Resolve 16 foi lançado
Imagem reprodução: Blackmagic Design

A Blackmagic Design, empresa especializada na produção de câmeras de vídeo profissionais e sistemas de processamento de vídeo, anunciou o lançamento do editor profissional DaVinci Resolve 16 repleto de novidades.

Este é um sistema patenteado de classificação de cores e edição não linear usado por muitos estúdios de cinema de Hollywood conhecidos na produção de filmes, programas de televisão, comerciais e videoclipes.

O DaVinci Resolve combina ferramentas de um aplicativo para editar, colorir, mixar som, finalizar e criar o produto final.

Mais sobre o editor profissional DaVinci Resolve

Editor profissional DaVinci Resolve 16 foi lançado
Imagem reprodução: Blackmagic Design

Este editor de vídeo tem um alto desempenho com a capacidade de usar até oito GPUs, o que permite obter o resultado em tempo real.

Além de suporte a exportação em vários formatos, incluindo informações adicionais, geração de arquivos EXR e DPX para sobrepor efeitos visuais.

Bem como saída de vídeo não-comprimido de 10 bits e ProRes para edição em aplicativos como o Final Cut Pro X.

Entre os recursos do DaVinci Resolve que podem ser destacados estão:

  • Amplas opções para configurações de cores;
  • Sincronização e mixagem de som;
  • Recursos flexíveis de gerenciamento de mídia: arquivos, prazos e projetos completos são fáceis de mover, mesclar e arquivar;
  • A função Clone, que permite copiar o vídeo recebido das câmeras simultaneamente para vários diretórios com verificação de checksum;
  • A capacidade de importar e exportar metadados usando arquivos CSV, criar janelas personalizadas, diretórios automáticos e listas com base neles;
  • Suporte para complementos ResolveFX e OpenFX.

Principais novidades do DaVinci Resolve 16

Este novo lançamento introduz a nova plataforma DaVinci Neural Engine, que utiliza redes neurais e tecnologias de aprendizado de máquina para implementar recursos como reconhecimento de face.

Uma novidade do DaVinci Resolve é o Speed Warp (criação de efeitos de sincronização).

Super Scale (zoom, alinhamento automático e aplicação de um esquema de cores) também foi adicionado ao DaVinci Resolve 16.

No bloco Fairlight, a configuração da forma de onda foi adicionada para a sincronização correta de áudio e vídeo.

Outra novidade, foi o suporte para som tridimensional, saída de trilha de barramento, visualização de automação e processamento de voz.

Foram aprimorados os complementos, dos quais o ResolveFX permite utilizar marcadores e sombras, ruído analógico, distorção de cor, eliminar objetos e estilizar o material.

Algumas ferramentas foram otimizadas, como a imitação de linhas de televisão, suavizando características faciais, preenchendo o fundo, mudando a forma, removendo pixels mortos e transformando o espaço de cor.

O suporte para exportação rápida do aplicativo para serviços como YouTube e Vimeo também foi adicionado e é mais uma novidade do DaVinci Resolve 16.

Das outras alterações que se destacam:

  • Ferramentas foram adicionadas para visualizar e editar quadros-chave para efeitos ResolveFX nas páginas Editar e Cor;
  • Uma nova página de recorte foi adicionada e oferece uma interface alternativa para edição de comerciais e vídeos curtos;
  • Novas tabelas de indicadores foram adicionadas para monitoramento avançado de parâmetros técnicos usando recursos de GPU para acelerar a saída.

Como obter o DaVinci Resolve 16

Editor profissional DaVinci Resolve 16 foi lançado
Imagem reprodução: Blackmagic Design

Compilações DaVinci Resolve estão disponíveis para Linux, Windows e macOS.

É importante mencionar que eles têm duas versões, a versão comercial (paga) e a versão gratuita.

Embora esta último tenha restrições como: instalação e correção de cores de cinema 3D, resoluções ultra-altas, etc.

Mas não limita as capacidades básicas do pacote, suporte para formatos profissionais para importação e exportação, complementos de terceiros.

Para poder solicitar qualquer uma das versões, você deve clicar no seguinte link.

Fonte: Ubunlog

Written by Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin 7; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

GNOME 3.34 recebe segunda versão beta

GNOME 3.34 recebe segunda versão beta

Facebook contrata jornalistas para apurar notícias

Facebook contrata jornalistas para apurar notícias