Elon Musk vence batalha contra ex-funcionários demitidos do Twitter!

elon-musk-vence-batalha-contra-ex-funcionarios-demitidos-do-twitter
Elon Musk paga US$ 44 bilhões e compra o Twitter

Ao assumir o Twitter, Elon Musk promoveu uma demissão em massa, chegando a demitir 3.500 funcionários da empresa. Esses ex-funcionários agora estão processando a empresa em diferentes regiões. No entanto, Elon Musk acaba de vencer uma dessas batalhas judiciais contra um grupo de ex-funcionários do Twitter demitidos por ele.

Apesar de as demissões do Twitter acontecerem de forma muito rápida, sem aviso prévio, Elon Musk pagou algum tipo de compensação aos ex-funcionários No entanto, alguns não aceitaram. Alguns ex-funcionários chegam a afirmar que o que Musk ofereceu seria ilegal.

Elon Musk ganha processo movido por ex-funcionários do Twitter

Hoje, Elon Musk levou vantagem em um dos muitos casos legais com os quais tem lidado após as demissões. Cinco funcionários demitidos do Twitter foram forçados a desistir de sua ação coletiva contra a empresa. O juiz pediu que eles apresentassem reivindicações individuais para apreciação.

Na sexta-feira, o juiz distrital James Donato decidiu a favor do Twitter, dizendo que os contratos de trabalho dos ex-funcionários continham acordos assinados. O acordo estabelece claramente que os funcionários iniciariam disputas legais contra a empresa, mas não por tribunais. O acordo também inclui uma renúncia de ação coletiva. “O Twitter forneceu cópias dos acordos assinados, que eram claros e visíveis”, escreveu Donato na decisão.

Desde que Elon Musk assumiu o Twitter no final de outubro, a empresa demitiu milhares de funcionários. Musk disse que o ex-funcionário receberá três meses de indenização.

O processo alega que o Twitter disse repetidamente aos funcionários antes da aquisição que, mesmo sob a gestão do bilionário, os funcionários ainda receberiam pelo menos a mesma indenização que a empresa havia prometido anteriormente, o que incluiria um pagamento de dois meses.

elon-musk-vence-batalha-contra-ex-funcionarios-demitidos-do-twitter
Imagem: 9to5Mac

Mas muitos dos funcionários demitidos não receberam tanto, tudo o que receberam era um mês de indenização. A ação coletiva acusa o Twitter de quebrar seu contrato, dizendo que deveria ter pago aos funcionários demitidos dois meses de indenização que haviam prometido, bem como os dois meses de salários que já haviam recebido, já que o Twitter trabalhou para evitar violando o contrato.

Funcionários demitidos e os acordo assinados

Os acordos de resolução de disputas fornecidos aos trabalhadores com contratos de trabalho estabelecem que as disputas, incluindo as relacionadas à demissão, devem ser “resolvidas apenas por juizado final e vinculativa por um juiz e não por um tribunal ou júri”.

O acordo de resolução de disputas afirma que “o juizado não é uma condição obrigatória do emprego dos funcionários na empresa” e diz que os funcionários podem assinar um formulário separado para optar por não participar. Donato afirmou ainda, no entanto, que as cópias dos acordos de resolução de disputas de 2017 a 2021 mostram que esses acordos foram assinados pelos cinco autores, “sem que os autores desistam”.