Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

27/01/2021 às 08:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Empresa lança patch de código aberto para corrigir bug da Microsoft que pode danificar disco rígido no Windows 10

Uma vulnerabilidade no Windows Defender passou despercebida por 12 anos

Já que não se toma um providência, alguém foi lá e fez. Como santo de casa não faz milagres, uma empresa totalmente alheia à Microsoft lança patch de código aberto para corrigir um bug que pode danificar disco rígido no Windows 10. Esse problema ficou conhecido desde o último dia 9 de janeiro. Até então, era uma vulnerabilidade desconhecida no Windows 10.

É uma falha tão estranha que pode ser explorada não apenas digitando um pequeno comando. No entanto, ela afeta o dispositivo mesmo que o usuário se limite a visualizar a pasta na qual é o acesso direto a ele.

Aqui está um exemplo do que acontece quando inserimos o comando em questão:

Genbeta

Assim, cada vez que tentamos acessar esse caminho, o sistema detecta erroneamente o diretório como danificado ou corrompido, forçando o sistema a reiniciar para “reparar erros na unidade”. Normalmente, depois disso, o utilitário CHKDSK do Windows corrige o problema … embora alguns computadores tenham ficado inutilizáveis ??depois com o processo.

Empresa lança patch de código aberto para corrigir bug da Microsoft que pode danificar disco rígido no Windows 10

Empresa lança patch de código aberto para corrigir bug da Microsoft  que pode danificar disco rígido no Windows 10

Dada a demora na resolução do problema pela Microsoft (e a falta de uma data estabelecida para isso), uma empresa decidiu desenvolver e distribuir um patch para o driver NTFS que resolve este bug irritante no Windows 10.

A OSR é uma empresa de desenvolvimento de software especializada em componentes e drivers para Windows. Seus programadores, motivados precisamente por terem perdido um de seus PCs com Windows 10 enquanto investigavam esse bug, decidiram criar o patch e carregá-lo no GitHub como código aberto.

Como instalar

Basta fazer o download do último arquivo compactado disponível (existem duas versões: 32 bits ou 64 bits), extrair seu conteúdo em uma nova pasta e, quando a tivermos aberta, pressionar CTRL + Shift + clique com o botão direito. Então, selecione a opção ‘Abrir janela do PowerShell aqui’.

Assim que o terminal estiver aberto, devemos inserir os seguintes comandos para instalá-lo :

RUNDLL32.EXE SETUPAPI.DLL,InstallHinfSection DefaultInstall 132 .i30flt.inf

wevtutil im i30flt.man

fltmc load i30flt

Se algo der errado e precisarmos desinstalar, basta digitar o seguinte:

RUNDLL32.EXE SETUPAPI.DLL,InstallHinfSection DefaultUninstall 132 .i30flt.inf

Entretanto, esse patch é apenas isso: um patch (seus criadores até o qualificam como um mero ‘filtro de mitigação’). Então, por isso, a OSR insiste que essa vulnerabilidade só terá uma solução definitiva por meio de uma atualização oficial do Windows. Porém, enquanto a empresa não cumpre com sua obrigação, esta é uma opção viável para um problema sério.

Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.