Empresas alemãs entram na onda do ChatGPT e planejam usar IA

empresas-alemas-entram-na-onda-do-chatgpt-e-planejam-usar-ia

O ChatGPT iniciou uma grande revolução no mundo das IAs, com várias empresas querendo uma fatia desse bolo. A inteligência artificial para geração de texto, como o ChatGPT, poderá em breve chegar a muitas empresas alemãs.

Uma em cada seis empresas (17 por cento) planeja usar esses aplicativos de IA, e outros 23 por cento não têm planos específicos, mas podem imaginar usá-los, de acordo com uma pesquisa realizada pela associação digital Bitkom (Via: Linux Magazin).

No entanto, para 29% das empresas, o uso de IA está fora de questão. Um em cada quatro (25 por cento) ainda não lidou com a questão. Esses aplicativos de IA não são usados oficialmente em nenhuma empresa. Este é o resultado de uma pesquisa representativa de 603 empresas com 20 ou mais funcionários na Alemanha em nome da associação digital Bitkom.

ChatGPT abre portas para IAs e empresas alemãs querem essa tecnologia

empresas-alemas-entram-na-onda-do-chatgpt-e-planejam-usar-ia

Uma maioria de 56% das empresas pesquisadas vê a inteligência artificial para geração de texto como a maior revolução digital desde o smartphone. No entanto, 40% veem isso como um exagero que logo passará.

De acordo ainda com a pesquisa, 70% esperam que a IA para geração de texto faça parte da vida profissional cotidiana no futuro e que, portanto, mais conhecimento sobre IA terá que ser ensinado na escola e no treinamento, aponta o Bitkom.

Efeitos da IA no mercado

As opiniões divergem sobre quais efeitos a IA terá no mercado de trabalho. Cerca de metade das empresas (51 por cento) pensa que poderia ser necessário menos pessoal, 40 por cento até acredita que certas profissões já não são necessárias. 44% esperam que os funcionários sejam dispensados do trabalho de rotina. Uma maioria de 58% enfrenta novos desafios, como proteção de dados. Três quartos (74 por cento) também compartilham a opinião de que os aplicativos de IA para geração de texto estão nos tornando cada vez mais dependentes de empresas de tecnologia fora da Alemanha.

O futuro das empresas, provavelmente será habitado por inteligências artificiais que, esperamos que facilitem a vida dos funcionários das mesmas. Mesmo com toda a evolução, os humanos sempre serão necessários nos ambientes mais diversos. Assim, o que podemos esperar é que as IAs auxiliem nos trabalhos mais longos e pesados, deixando o trabalho mais tranquilo no dia a dia.

Mesmo com as questões de segurança em pauta, mecanismos podem ser criados para que as IAs contribuam com mais coisas boas que ruins (como criação de malwares, por exemplo).