O Cemu é um emulador popular para o Nintendo Wii U que pode executar com sucesso muitos jogos, bem como títulos homebrew. A Cemu começou apenas com suporte ao Windows, mas no início do ano estabeleceu planos para tornar o código aberto e fornecer suporte ao Linux. Eles conseguiram isso e o código agora está disponível em um repositório público do GitHub. Portanto, o emulador Cemu para o Wii U agora é de código aberto, com base no Linux.
Cemu está em andamento desde 2015 como um emulador líder de Wii U. Como parte de torná-lo de código aberto, os desenvolvedores queriam abri-lo para aceitar contribuições da comunidade e afins. Embora às vezes os anúncios de código aberto nunca saiam como esperado, esta semana o código Cemu é de fato de código aberto.
Emulador Cemu para o Wii U agora é de código aberto
O Cemu é escrito em código C/C++ e é publicado agora sob a licença Mozilla MPL 2.0. Cemu atualmente suporta Windows e Linux de 64 bits.
Aqueles que desejam conhecer mais ou verificar o código podem encontrar o Cemu no GitHub.
O Cemu 2.0 foi publicado esta semana marcando o marco do código aberto, além de ter compilações preliminares do Linux. As compilações do Linux são atualmente consideradas “muito ásperas”, mas é ótimo ver isso melhorando a cena de jogos do Linux para os fãs de emuladores de console.
Em março deste ano, o desenvolvedor independente Ash Logan postou um conjunto de 12 patches adicionando o suporte “básico” para o console de videogame Nintendo Wii U para o kernel Linux. Esses patches consistem em pouco menos de duas mil linhas de código novo. Além disso, eles são suficientes para inicializar o kernel Linux.
Download
Você pode baixar as versões mais recentes do Cemu no Github Releases ou no site do Cemu. Atualmente, o Cemu está disponível apenas em formato portátil, portanto, nenhuma instalação é necessária além de extraí-lo em um local seguro. Consulte o estado atual das compilações do Linux para obter informações sobre como usar o Cemu nativamente no Linux. Versões pré-2.0 podem ser encontradas na página changelog do Cemu.
Nesses links você também encontra instruções de como montar o emulador no sistema.
A execução do Linux no próprio Wii U não é simples e requer tratamento especial. Como mencionado no guia Linux Wii U, “devido ao modelo de segurança e cadeia de confiança do Wii U, você precisa manter o sistema operacional funcionando para que possamos inicializá-lo, explorar bugs nele e carregar o Linux por cima”. As informações em linux-wiiu.org têm mais detalhes para quem deseja executar o código Linux atualmente fora da árvore neste console de jogos da Nintendo.