in

Endeavour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

O projeto é desenvolvido a partir do trabalho feito com a extinta distribuição Antergos.

Endevour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

O projeto que dá continuidade ao finado Antergos, distribuição que foi recentemente encerrada por seus desenvolvedores, acaba de lançar a primeira versão Beta. Já é possível baixar as primeiras imagens ISO e dar uma olhada para provar se vai valer a pena ou não tentar. Assim, o Endeavour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta.

Falar sobre uma versão beta com base no processo de construção de uma distribuição é algo ousado. Porém, serve para ter uma idéia de como será o novo sistema operacional após o adeus do Antergos.

 

Em princípio, esta é uma das vantagens do software livre. Das cinzas pode surgir uma nova distribuição. Isso aconteceu com o Mandriva e agora a mesma coisa acontece com o AntergOS e o Endeavour.

Usuários relatam primeiras impressões sobre a versão Beta do Endeavour OS

O Endeavour é muito leve, também algo normal em um sistema recém-instalado. Ainda mais com o ambiente XFCE. Então, quando você vê o sistema carregado, percebe de cara que o Endeavour é bem semelhante ao AntergOS; um dock à esquerda como você já conhece no melhor estilo GNOME. Há também uma janela para avisá-lo de que há muitos softwares atualizáveis.Endevour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

 

De resto, é um ambiente muito simples, respeitando a filosofia do XFCE, que usa ícones Arc e o tema GTK Arc Darker.Endevour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

 

O instalador é o Squid, mas podem ocorrer erros. Assim, não tente instalar o Endeavour no seu disco rígido ainda. Por enquanto, experimente virtualizado.

Além disso, até agora, só há imagens com XFCE. A expectativa é de que na próxima semana, novas imagens com outros ambientes estejam disponíveis para baixar. No que diz respeito ao instalador Squid não há nenhuma opção como a oferecida pelo Cnchi para instalar outros desktops que não sejam XFCE.Endevour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

 

Para satisfazer a sua curiosidade, baixe a versão mais recente. A distribuição Endeavour tem codinome Rookie e está, neste momento, na versão 2.1 Beta. As imagens ISO podem ser obtidas aqui.

Via

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Chrome OS recebe aplicativo "Notas da versão"

Chrome OS recebe aplicativo “Notas da versão”

SUSE Linux Enterprise Server 15 SP1 para WSL está disponível para download

SUSE Linux Enterprise Server 15 SP1 para WSL está disponível para download