EndeavourOS 22.6 “Atermis” melhora suporte ao ARM

Além disso, o sistema operacional baseado em Arch Linux passa a contar com WirePlumber.

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Embora o próprio Arch Linux seja bastante fácil de configurar hoje em dia, graças ao Archinstall para um processo de instalação rápido e padrões perfeitos de funcionamento, para quem procura uma experiência agradável e limpa, o EndeavourOS continua sendo uma das boas distribuições Linux de desktop baseadas em Arch. Assim surge a nova versão EndeavourOS 22.6 “Atermis” que melhora o suporte ao ARM e vem com muitas outras novidades.

Então, o EndeavourOS 22.6 “Atermis” foi lançado na sexta-feira como parte de suas atualizações regulares de ISO. Com o lançamento do Artemis, eles fizeram bons progressos na melhoria do suporte ao Arm desde que iniciaram seu ramo de arquitetura de CPU Arm há dois anos. Os desenvolvedores estão trabalhando em uma experiência de instalação aprimorada alinhada com o EndeavourOS x86_64. O novo instalador para Arm está atualmente suportando apenas o ODROID N2/N2+ e o Raspberry Pi. Porém, o suporte a computadores de placa única Arm adicionais é esperado mais tarde.

EndeavourOS 22.6 “Atermis” não só melhora o suporte ao ARM como traz muitas outras melhorias importantes

O EndeavourOS 22.6 vem com:

  • um kernel baseado em Linux 5.18;
  • Mesa 22.1.2 para os mais novos drivers gráficos de código aberto;
  • suporte para a pilha de drivers proprietários NVIDIA R515;
  • e uma série de outros pacotes atualizados. 

O EndeavourOS 22.6 agora também faz uso do WirePlumber em vez do PipeWire-Media-Session, várias melhorias no pacote de desktop do Xfce e várias outras atualizações.

Outra novidade importante é o uso do Calamares mais atual. Assim, ele possui o novo kernel Linux 5.18 e a pilha de gráficos Mesa 22.1, e continuando com o último instalador gráfico Calamares (3.2.60).

EndeavourOS 22.6 "Atermis" melhora suporte ao ARM
EndeavourOS 22.6 “Atermis” melhora suporte ao ARM.

Outra novidade é o Budgie Control Center para oferecer a você uma experiência de desktop Budgie mais suave e nativa. Do mesmo modo, existe um instalador Xfce offline muito aprimorado e suporte para downgrade de pacotes por meio de uma nova ferramenta de linha de comando chamado eos-downgrade.

E, além disso, o novo EndeavourOS também apresenta um novo instalador ARM. Assim, deve facilitar um pouco a instalação da distribuição baseada em Arch Linux em dispositivos ARM.

O instalador do ARM integrado é implementado na caixa de diálogo de boas-vindas que aparece quando você entra na sessão ao vivo. Ele fornece o primeiro estágio de uma instalação em duas etapas do EndeavourOS ARM.

O novo instalador ainda está na versão beta, mas tivemos relatos bem-sucedidos de instalações totalmente funcionais em nossa comunidade ARM”, disse Bryan Poerwo, desenvolvedor do EndeavourOS. “Como ainda está em beta, o instalador suporta apenas Odroid N2/N2+ e o Raspberry PI neste momento. O suporte para outros dispositivos, como a família Pinebook e outros, está em andamento.

Downloads e mais detalhes sobre o EndeavourOS 22.6 via EndeavourOS.com.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.