in

Entenda os serviços de e-mail do Microsoft Outlook

Neste artigo, entenda por que o Hotmail está morto e entenda os serviços de email do Microsoft Outlook, seu substituto novo e permanente.

Entenda os serviços de e-mail do Microsoft Outlook

A princípio, quando uma pessoa se refere ao “Microsoft Outlook”, o que exatamente ela quer dizer? O Hotmail é o mesmo que o Outlook agora? O que aconteceu com o Hotmail? O Hotmail ainda existe? Por que os nomes de produtos da Microsoft são tão confusos? Entenda os serviços de e-mail do Microsoft Outlook.

A Microsoft passou por várias reformulações de produtos ao longo dos anos, e elas teriam sido boas medidas se os nomes de produtos resultantes não fossem tão mal planejados. Por exemplo, o “Outlook” agora pode se referir a um cliente de email da área de trabalho, um cliente de email baseado na Web e um serviço de email online.

E, se isso não for bastante desconcertante, também temos termos como “Hotmail”, “Live Mail” e “aplicativo Web do Outlook” para se preocupar. Assim, quais termos você deve usar? No final deste artigo, todas as suas perguntas sobre email da Microsoft serão respondidas.

Serviços de Email da Microsoft

Ao lado do Gmail, o Hotmail era um dos serviços de email mais reconhecíveis do mundo. Em 1997, quando a Microsoft o comprou dos criadores originais, o Hotmail oferecia algo único na maioria das caixas de entrada de e-mail: independência de ISPs como America OnLine (AOL).

Esta versão foi chamada MSN Hotmail e não existe mais.

Entenda os serviços de e-mail do Microsoft Outlook
Crédito: Wikipedia.

Avanço rápido para 2005. A Microsoft anunciou um novo conjunto de serviços e produtos que foram projetados para estender a experiência do usuário no Windows. Esse novo conjunto foi chamado Windows Live, que você pode reconhecer em produtos como o agora Windows Live Writer de código aberto e o Windows Live Essentials.

O Hotmail está morto! Entenda os serviços de email do Microsoft Outlook
Crédito: Wikipedia.

Como parte desse movimento, a Microsoft planejou interromper o Hotmail e substituí-lo por um novo sistema de email chamado Windows Live Mail. Porém, quando os testadores beta reclamaram da mudança e de como eles preferiam a marca Hotmail, a Microsoft voltou atrás e adotou o Windows Live Hotmail.

A marca Windows Live foi descontinuada em 2012. Alguns dos serviços e produtos foram integrados diretamente ao sistema operacional Windows (por exemplo, aplicativos para Windows 8 e 10), enquanto outros foram separados e continuaram por conta própria (por exemplo, o Windows Live Search tornou-se Bing), e o restante foi simplesmente descontinuado.

Outlook.com

Na mesma época, a Microsoft apresentou o Outlook.com, que era essencialmente uma nova marca do Windows Live Hotmail com uma interface de usuário atualizada e recursos aprimorados. Muitas pessoas incorretamente se referem a isso como Outlook Online. (Não existe tal coisa.)

Para aumentar a confusão, os usuários existentes do Hotmail tinham permissão para manter seus endereços de email @hotmail.com, mas os novos usuários não podiam mais criar contas de email com esse domínio. Em vez disso, novos usuários poderiam criar apenas endereços @outlook.com, mesmo que as duas contas de email usassem o mesmo serviço de email.

Portanto, no momento, Outlook.com é o nome oficial do serviço de email da Microsoft, anteriormente conhecido como Hotmail e Windows Live Hotmail.

Clientes de email na Web da Microsoft

Nos dias de ouro, o site do Hotmail era a interface da web para o serviço de email do Hotmail. Não houve incompatibilidade de marca. Os serviços eram um no mesmo. Sempre que você dizia “Hotmail”, as pessoas sempre sabiam do que você estava falando.

As coisas não são mais tão simples assim.

Em 2011, apenas um ano antes da Microsoft descontinuar a marca Windows Live, eles lançaram o Office 365. Na época, o Office 365 era voltado para usuários corporativos e de negócios, mas foi gradualmente expandido para incluir também consumidores comuns.

Entenda os serviços de e-mail do Microsoft Outlook
Crédito: Wikipedia.

Como parte do empenho da Microsoft para o Office 365, eles lançaram uma coleção de aplicativos Web chamados Outlook na Web (anteriormente Outlook Web App) em 2015. Esse pacote incluía quatro ferramentas separadas: Microsoft Outlook Mail, Calendário do Outlook, Outlook People e Outlook Tasks .

O importante é o Outlook Mail, que é o análogo moderno da interface do Hotmail de anos atrás. Lembra-se de como a Microsoft renomeou o serviço de email como Outlook.com? O Outlook Mail é o front-end, enquanto o Outlook.com é o back-end.

Como no Outlook.com, muitas pessoas se referem incorretamente ao Outlook Mail como Outlook Online. (Não existe o Outlook Online.)

Para deixar bem claro: o Outlook Mail é o cliente de email da Web, enquanto o Outlook.com é o serviço de email real que a Microsoft fornece. Você usa o primeiro para ver o último.

Clientes de email para desktop da Microsoft

A estratégia de marca confusa da Microsoft também se espalhou para seus produtos de desktop. Até alguns anos atrás, “Outlook” sempre significava “cliente de e-mail para desktop da Microsoft”. Mas, quando a Microsoft ficou louca com a rebranding, esse termo ficou muito complicado.

O Outlook estreou no MS-DOS – mesmo antes do Windows 3.1 – mas não ganhou força até o Outlook 97, que foi empacotado como parte do Office 97. Em todas as versões subseqüentes do Office, até o Office 2016 (incluindo o Office 2016) o Microsoft Outlook versão cliente de desktop também recebeu atualizações.

O Hotmail está morto! Entenda os serviços de email do Microsoft Outlook
Imagem: Reprodução / Make Use Of.

Essa versão da área de trabalho às vezes é chamada de Office Outlook, mas o nome oficial é Microsoft Outlook (ou simplesmente Outlook). Você pode ver como isso pode ser confuso, considerando todos os diferentes produtos e serviços relacionados ao Outlook agora disponíveis, mas essa confusão não é apenas uma coisa recente.

O Hotmail está morto! Entenda os serviços de email do Microsoft Outlook
Crédito: Wikipedia.

Mais confusão

Considere o agora extinto Outlook Express, que era um cliente de email fornecido com o Internet Explorer em 1996. Apesar das semelhanças no nome, o Outlook Express não estava relacionado ao Microsoft Outlook (exceto pelo fato de ser um cliente de email).

O Microsoft Outlook Express foi sucedido pelo Windows Mail em 2005, na mesma época em que o Windows Vista foi lançado. Provavelmente, isso ocorreu devido a diferenças de infraestrutura entre o Windows XP e o Windows Vista, e é por isso que os dois eram semelhantes, mas o Windows Mail não pôde ser usado em versões anteriores ao Windows Vista.

O Hotmail está morto! Entenda os serviços de email do Microsoft Outlook
Crédito: Wikipedia.

Apenas dois anos depois, em 2007, o Windows Mail foi sucedido pelo Windows Live Mail. Lembra-se de como a Microsoft queria renomear o Hotmail como Windows Live Mail? Este produto não teve nada a ver com aquele. O Hotmail se tornou o Windows Live Hotmail enquanto o Windows Mail se tornou o Windows Live Mail.

No Windows 10, nenhum dos programas mencionados acima é relevante, exceto o Outlook (que pode ser chamado Microsoft Office Outlook se você quiser diferenciá-lo de outros produtos relacionados ao Outlook).

Um resumo dos produtos de email da Microsoft

Por fim, se você chegou até aqui e sua cabeça está girando, você não está sozinho. A Microsoft deu um tiro no pé com marca após marca, e é quase impossível acompanhar. Se você ainda está confuso, aqui está um breve resumo do que você precisa saber:

  • Outlook.com é o nome atual do serviço de email da Microsoft, anteriormente conhecido como Hotmail.
  • O Outlook Mail é o aplicativo da web que permite navegar na sua conta de email do Outlook.com.
  • O Outlook (ou Office Outlook) é o cliente de email da área de trabalho da Microsoft. Pode ser usado com endereços de email do Outlook.com ou com qualquer outro endereço de email.

Por fim, todo o resto, incluindo o Outlook Express, o Windows Mail e o Windows Live Mail, não é mais relevante, a menos que você esteja usando versões desatualizadas do Windows.

Se gostou deste artigo sobre os serviços de email Hotmail e Outlook da Microsoft, não deixe de compartilhar!

Fonte: Make Use Of

Leia também: Após 30 anos de criação do protocolo, o Outlook ganha suporte para POP3!

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Red Hat trabalhando na otimização do desempenho da virtualização KVM

Red Hat trabalhando na otimização do desempenho da virtualização KVM

Opera GX, primeiro navegador de jogos do mundo, ganha o prêmio Red Dot