in

Entenda por que sempre haverá endereços IP suficientes para todos os nossos dispositivos

Será que vai ter endereço IP para tudo?

A Europa acabou de ficar sem novos endereços IPv4
Imagem: IoT Tech Trends.

Em 2010 e 2015, espalharam-se rumores de que a Internet logo ficaria sem endereços IP. Agora, o regulador dos domínios da Internet na Europa previu que os 1,91 milhão de destinatários restantes da região provavelmente se esgotarão antes de 2020. Assim sendo, será que haverá endereços IP suficientes para todos?

Todo computador e smartphone deve ter um endereço IP para acessar a Internet. IP é a abreviação de Internet Protocol (Protocolo da Internet) e, como seu código postal, deve ser suficientemente único, pois isso garante que todos os dispositivos conectados possam enviar e receber dados com precisão entre si. É assim que o dispositivo que você está usando pode visualizar este artigo.

Vai ter endereços IP suficientes para todos?

Quando os endereços IP foram projetados na década de 1980, pensava-se que fazer endereços digitais com 32 números garantiria variedade suficiente para que houvesse um endereço diferente para cada dispositivo eletrônico na Terra. Uma sequência de números com 32 dígitos permite um endereço de Internet diferente para 4,2 bilhões de dispositivos.

Naquela época, isso era mais do que suficiente, pois poucas pessoas sabiam sobre a Internet. Mas em 2019, algumas residências podem ter até 20 endereços IP; um para cada dispositivo eletrônico. Isso inclui consoles de jogos, smartphones, lâmpadas inteligentes, alto-falantes inteligentes, laptops, televisões inteligentes e assim por diante. Esses endereços IP estão sendo esgotados na Europa a uma taxa de 11 por minuto.

Como a Internet continua se expandindo

Os endereços da Internet que estão acabando são endereços da versão 4. Seu uso aumentou significativamente quando a Internet estava se tornando popular para usuários comuns a partir de meados dos anos 90 em diante. Mas os especialistas reconheceram há mais de 15 anos que era necessário um melhor sistema de endereçamento. O mais novo que temos é a versão 6 (IPv6). Como você deve se lembrar, os endereços da versão 4 têm 32 dígitos. A versão 6 tem 128. Isso garante 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.455 endereços! Isso equivale a 340 undecilhões de endereços em potencial.

Cada vez mais, os dispositivos eletrônicos usam os novos endereços da versão 6. Porém, ainda existem muitos dispositivos, servidores da Web e tecnologias de comunicação na Internet, como o roteador doméstico, que usam a antiga versão 4. Levará muito tempo para efetuar a substituição, considerando o número de dispositivos que já usam a Internet.

IPv6 é o futuro

Então, serão necessários endereços IP cada vez mais longos para acompanhar a expansão da Internet em novos dispositivos? Não exatamente. A nova tecnologia pode redirecionar o tráfego da Internet de 16 milhões de dispositivos por meio de um único endereço IP. Provavelmente, seu roteador doméstico e seu provedor de telefonia móvel já estão fazendo isso.

Entenda por que sempre haverá endereços IP suficientes para todos os nossos dispositivos
O futuro pode permitir que todos os tipos de dispositivos domésticos acessem a Internet. Crédito: Osobystist | Shutterstock.

Essa é a principal razão pela qual não há necessidade de entrar em pânico quando as autoridades da Internet anunciam que os endereços estão acabando. Graças à engenhosidade tecnológica, um único endereço agora pode suportar outros 16 milhões, enquanto cada um deles pode ser dividido em outros 16 milhões, e assim por diante.

Por fim, todo endereço IP, todo roteador doméstico poderia, se tivesse poder de processamento suficiente, suportar milhões de dispositivos. Isso permitiria que tudo fosse conectado à Internet.

Neste artigo, você aprendeu por que sempre haverá endereços IP suficientes para todos os nossos dispositivos.

Fonte: The Next Web

Leia também:

6 maneiras de encontrar o seu endereço IP no Linux

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

ganhar-dinheiro-descobrindo-falhas-de-seguranca-ate-2-milhoes-dolares

Descubra falhas de segurança e ganhe até 2 milhões de dólares!

Lançado Kernel 5.4-rc8 e versão estável deve sair no final de semana

Lançado Kernel 5.4-rc8 e versão estável deve sair no final de semana