Estúdios de animação devem atualizar seus sistemas operacionais para RHEL 9, Rocky Linux ou AlmaLinux 9

A recomendação é do órgão responsável por padronizações do setor, a VFX Reference Platform.

A VFX Reference Platform é o órgão que visa a ajudar a padronizar plataformas de software do setor de criação de conteúdo digital (DCC). Esse órgão acaba de publicar um relatório detalhado para os estúdios de animação considerarem na escolha de sua próxima plataforma Linux. Suas novas recomendações para efeitos visuais e estúdios de animação sobre a mudança para distribuições Linux mais recentes no próximo ano – especialmente com muitos ainda confiando no CentOS 7 – são para mudar para o Red Hat Enterprise Linux 9, caso contrário, um dos downstreams como Rocky Linux ou AlmaLinux. Logo depois em suas recomendações e como objetivo de longo prazo também temos algum suporte por trás do Ubuntu Linux. Portanto, de acordo com as recomendações, os estúdios de animação devem atualizar seus sistemas operacionais para RHEL 9, Rocky Linux ou AlmaLinux 9.

A VFX Reference Platform é conhecida por publicar uma lista anual de recomendações de software, como versões do compilador para direcionar em cada sistema operacional (Windows, macOS e Linux), alvos mínimos de implantação para macOS, componentes Qt, Python, Numpy, OpenEXR, OpenVDB para direcionar um determinado ano e várias outras versões de software com base no feedback da indústria e interações com vários criadores de conteúdo e estúdios.

Estúdios de animação devem atualizar seus sistemas operacionais para RHEL 9, Rocky Linux ou AlmaLinux 9

Ao descobrir que grande parte da indústria ainda está no CentOS Linux 7, nos últimos meses o grupo da indústria preparou um conjunto de recomendação de distribuições Linux para usar no futuro. Importante lembrar que o CentOS 8 (não-Stream) está entrando no final de vida útil e, portanto, pode ser descartado.

Seu relatório recém-publicado recomenda que as estações de trabalho de artistas executando Linux mudem para o Red Hat Enterprise Linux 9.x ou uma reconstrução compatível com binários como AlmaLinux 9.x ou Rocky Linux 9.x. Eles incentivam que isso aconteça até 2024 para aqueles que ainda usam CentOS 7.

Mais algumas recomendações

Para fornecedores de software de criação de conteúdo digital, eles recomendam construir seus produtos em pelo menos RHEL 8.x. Além disso, devem qualificar para todas as versões pontuais do RHEL 9.x. Assim, esse suporte oficial de software para o RHEL 9.x aconteceria em 2023.

Quanto ao RHEL receber a principal recomendação, tem como base o feedback dos estúdios. Além disso, tem toda a infraestrutura, ferramentas e experiência existentes em torno do RHEL/CentOS no setor. 

Também consideraram como parte dos critérios de avaliação:

  1. a confiabilidade;
  2. a capacidade de adoção;
  3. o ciclo de vida;
  4. e os recursos futuros de cada distribuição Linux.


A VFX Reference Platform emitiu sua orientação de distribuição Linux 2022 para VFX e estúdios de animação que dependem do Linux.

O relatório lança alguns elogios ao Ubuntu como um concorrente secundário neste espaço:

O Ubuntu é uma excelente distribuição Linux com muitos benefícios atraentes, portanto, uma recomendação secundária é que, a longo prazo, todos os fornecedores de software devem considerar fornecer suporte igual para RHEL e Ubuntu. Isso só deve ser considerado quando a recomendação principal acima for abordada.

A longo prazo, o grupo espera que o Linux se torne mais competitivo em geral com o macOS e o Windows para as necessidades dos artistas digitais:

A longo prazo, a comunidade deve reunir know-how e esforço para elevar a experiência de estação de trabalho do artista profissional no Linux para estar pelo menos no mesmo nível e, esperançosamente, exceder o Windows e o macOS. 

Novas tecnologias de virtualização e conteinerização devem permitir mais flexibilidade e maior interoperabilidade, para que as estações de trabalho de estúdio com diferentes sistemas operacionais possam coexistir mais facilmente entre si. 

Fornecedores de software e estúdios devem trabalhar juntos para facilitar a adoção do Linux para estúdios que desejam aumentar seu uso em estações de trabalho. 

Por fim, uma melhor coordenação da comunidade pode ajudar a aumentar a facilidade e a frequência das atualizações de software. Isso ajudaria toda a comunidade a adotar novos recursos mais rapidamente e usar versões mais recentes que oferecem melhor segurança, desempenho e funcionalidade.

A Academy Software Foundation, Autodesk, Epic Games, VFX Linux Task Force e outras organizações estiveram envolvidas na criação deste relatório. Isso em conjunto com fornecedores de software Linux como Red Hat e Canonical.

Aqueles que desejam ler as recomendações do sistema operacional Linux da indústria de efeitos visuais podem encontrar o relatório completo em vfxplatform.com.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile