in

ExTiX 18.4 agora é baseada no Ubuntu 18.04 LTS

Se você não puder esperar pelo lançamento do sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e quiser experimentar algo diferente, recomendamos usar a versão mais recente do ExTiX para um test drive.

ExTiX 18.4

O ExTiX é apelidado de “Ultimate Linux System” e foi atualizado pelo desenvolvedor Arne Exton para a versão 18.4. Assim, ele é baseado no sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS da Canonical. No entanto, o ExTiX 18.4 está usando o LXQt 0.12.0 leve e moderno como ambiente de desktop padrão em vez do GNOME, e é alimentado pelo kernel Linux 4.16.2 mais recente.

Segundo o próprio Arne Exton anunciou:

“Depois de remover o GNOME, instalei o LXQt 0.12.0. Programas não irão travar ou algo assim. E eu não descobri nenhum bug para relatar. Ao executar o ExTiX LXQt 18.4 live ou a partir do disco rígido, você pode usar as ferramentas Refracta (pré-instaladas) para criar seu próprio Ubuntu instalável live. Uma criança de dez anos pode fazê-lo.”

O que há de novo no ExTiX 18.4 Build 180419

Extix LXQT refracta

Além de ser baseado no Ubuntu 18.04 LTS e tendo o Linux kernel 4.16.2, o lançamento do ExTiX 18.4 Build 180419 substitui o navegador Google Chrome pelo Mozilla Firefox. Então, ele pode ser usado para assistir filmes e programas de TV da Netflix, bem como o instalador Ubiquity do Ubuntu. que passa a utilizar a estrutura de instalação universal Calamares.

O ExTiX 18.4 Build 180419 vem pré-carregado com aplicativos populares:
  • O pacote de escritório LibreOffice;
  • R-mail e cliente de notícias Mozilla Thunderbird;
  • Reprodutor de vídeo SMPlayer;
  • Editor de partições Gparted;
  • Software de gravação de CD/DVD Brasero;
  • E até mesmo GCC e outras ferramentas necessárias para compilação e instalação de pacotes a partir do código-fonte.

O ExTiX também diz que vem com todos os codecs multimídia que você precisa para apreciar suas coleções de música e filmes. Assim como tudo o que o usuário médio de Linux precisa. Da mesma forma, todos os pacotes pré-instalados foram atualizados para suas versões mais recentes a partir de 19 de abril de 2018.

Você pode fazer o download do ExTiX 18.4 Build 180419 agora mesmo.

Download ExtiX

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

GIMP 2.10 lança versão Release Candidate 2

Collabora Online

Collabora Online 3.2 traz recursos mais poderosos para o LibreOffice na nuvem