FAA fecha acordo com Verizon e AT&T para expansão do 5G em áreas de aeroportos

A implantação do 5G de banda C nos Estados Unidos gerou bastante insegurança nas companhias aéreas, que dependem de frequência de rádio para a comunicação com as bases dos aeroportos, por exemplo. Este mês, houve discussões em andamento entre as operadoras americanas Verizon e AT&T, US Airlines e a FAA (Administração da Aviação Federal) sobre a implantação de torres 5G de banda C em áreas próximas aos principais aeroportos.

5G de banda C

As empresas Verizon e AT&T atrasaram a implantação do 5G de banda C o quanto puderam e, em meio a insegurança das companhias aéreas, conseguiram implantar a tecnologia há poucos dias, com algumas restrições. No entanto, há preocupação com o potencial das torres 5G de banda C sendo implantadas pelas operadoras americanas Verizon e AT&T e os equipamentos de baixa visibilidade do aeroporto, especificamente com interferência de dispositivos de altímetro.

Acordo da FAA com as operadoras para implantar com segurança o 5G de banda C em áreas de aeroportos

De acordo com o GSMArena, as operadoras dos EUA e a FAA chegaram a um acordo sobre quais medidas precisam ser tomadas para garantir a segurança dos principais aeroportos, ao mesmo tempo em que implantam mais torres 5G de banda C.

“A FAA aprecia a forte comunicação e abordagem colaborativa com empresas sem fio, que forneceram dados mais precisos sobre a localização exata dos transmissores sem fio e apoiaram uma análise mais completa de como os sinais de banda C 5G interagem com instrumentos sensíveis de aeronaves”.

De acordo com as informações, a FAA usou esses dados para determinar que é possível mapear com segurança e precisão o tamanho e a forma das áreas ao redor dos aeroportos onde os sinais 5G são mitigados, diminuindo as áreas onde as operadoras sem fio estão adiando suas ativações de antena.

Assim, isso permitirá que os provedores sem fio liguem com segurança mais torres à medida que implantam novos serviços 5G nos principais mercados dos Estados Unidos. Uma expansão da tecnologia, depois de tantas restrições, pode fazer com que ela seja amplamente adotada.

Companhias aéreas temem interferência da tecnologia 5G de banda C

No início de janeiro, a US Airlines alertou as operadoras de telefonia móvel e a FAA que a interferência era iminente se as operadoras implementassem torres 5G de banda C perto de aeroportos.

Logo depois, a Airlines pediu ao DOT (Departamento de Transportes dos EUA) para criar um buffer temporário de um raio de 2 milhas (3,2 Km) em torno de pistas livres de torres de banda C. O 5G de banda C das operadoras se enquadra no espectro de 3,7 GHz, próximo da frequência utilizada pelas companhias.

Via: GSMArena

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile