Ubuntu 22.04 LTS Integra systemd-oomd para melhorar desempenho de pouca memória

O Ubuntu 22.04 LTS fará uso do systemd-oomd para melhorar a experiência quando estiver sem memória ou sob forte pressão de memória na distribuição Linux. Assim, o Ubuntu é agora a mais recente distribuição Linux a usar o systemd-oomd. Isso deve melhorar o comportamento do Linux quando tem baixa disponibilidade de RAM. 

Portanto, o Ubuntu está desenvolvendo esse recurso a partir da integração systemd-oomd do Debian. O systemd-oomd é acionado antes do OOM killer do kernel Linux e o pacote Ubuntu está contando com a configuração padrão. Por padrão, esse limite configurável é uma duração de pressão de memória de 20 segundos e um limite de pressão de memória de 50% para sessões de usuário.

Ubuntu 22.04 LTS Integra systemd-oomd para melhorar desempenho de pouca memória

Os usuários que usam as compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS já podem simplesmente instalar o systemd-oomd. Para o lançamento de abril do Ubuntu 22.04 LTS, o plano é ativar o systemd-oomd por padrão para o Ubuntu Desktop, mas essa mudança não está em vigor hoje. Pelo menos para o Ubuntu com GNOME, a área de trabalho já é capaz de iniciar aplicativos em cgroups separados (v2) para rastreamento por systemd-oomd. Outros sabores do Ubuntu também podem optar por ter systemd-oomd por padrão.

Após a ativação do systemd-oomd no Debian, agora integramos as mudanças relevantes no pacote systemd v249.9-0ubuntu2 do Ubuntu. sd-oomd é um eliminador de espaço de usuário sem memória (OOM), que utiliza hierarquia unificada do cgroup do systemd (cgroup v2, disponível a partir do Ubuntu Impish) para rastrear o uso de recursos de cgroups individuais e matá-los se eles excedem suas cotas configuradas. Isso é antes do OOM do kernel assassino precisa entrar em ação e enquanto o sistema ainda é relativamente responsivo.

Assim, estamos enviando uma configuração padrão que usa um MemoryPressureDuration de 20s e um MemoryPressureLimit de 50% para sessões do usuário. sd-oomd pode ser habilitado em seu sistema instalando o pacote “systemd-oomd”:

Terminal
sudo apt install systemd-oomd

Sobre o systemd-oomd

Ubuntu 22.04 LTS Integra systemd-oomd para melhorar desempenho de pouca memória.

O Systemd-oomd tem como base o código OOMD anterior do Facebook e já está em uso por outras distribuições Linux como o Fedora. O Systemd 247 em 2020 introduziu o então experimental systemd-oomd. No entanto, continuou amadurecendo desde então para estar em uma forma bastante robusta até pode fazer uso do mesmo.

Então, no final de novembro, o systemd 247 saiu com o novo Out-of-Memory Daemon (systemd-oomd). Assim, com o lançamento do Fedora 34, o recurso teve sua implementação por padrão para todos os spins disponíveis da distribuição.

Systemd-OOMD visa a melhorar a experiência de baixa memória/OoM do Linux e se baseia no código originalmente escrito pelo Facebook para seus servidores Linux e depois adaptado para cenários de pressão de memória de desktop Linux.

O Systemd-OOMD permite o monitoramento da contenção de recursos e pode eliminar processos de aceitação quando a pressão de memória/SWAP estiver acima de um limite predefinido.

Mais detalhes sobre systemd-oomd para Ubuntu 22.04 LTS você encontra por meio da lista de discussão Ubuntu devel.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile