A descoberta do novo coronavírus desencadeou muitas teorias da conspiração. O Facebook está tentando reduzir o impacto das notícias falsas do coronavírus lançando uma campanha anti-desinformação para redirecionar os usuários para fontes de notícias respeitáveis. Apesar dessas medidas, será difícil garantir que todas as 2 bilhões de pessoas no site vejam fontes de notícias legítimas.
Facebook vai notificar as pessoas que deram ‘like’ em notícias falsas sobre coronavírus
Existe uma infinidade de teorias da conspiração sobre as origens da COVID-19 e como ela se espalha. Elas podem variar desde a criação em um laboratório (que está sendo considerado seriamente pelos EUA) até torres de celular 5G que espalham o vírus. O Facebook está tentando combater a desinformação, lançando medidas anti-desinformação para impedir a disseminação de informações falsas sobre o coronavírus.
A primeira dessas medidas será começar a exibir mensagens do Feed de Notícias para pessoas que interagiram com informações incorretas. Dessa maneira, as pessoas que gostaram, reagiram ou comentaram links de notícias falsas podem ver uma mensagem levando-as a informações explicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras fontes respeitáveis de verificação de fatos.
A segunda medida é uma nova seção no Centro de Informações COVID-19 do Facebook, chamada Get the Facts. Esta é essencialmente uma lista de artigos de verificação de fatos que também desmerecem mitos populares sobre o coronavírus.
Por fim, o Facebook divulgou estatísticas adicionais sobre sua luta contra a desinformação do coronavírus:
Quando um conteúdo é classificado como falso pelos verificadores de fatos, reduzimos sua distribuição e exibimos rótulos de aviso com mais contexto. Além disso, com base em uma verificação de fatos, podemos lançar métodos de detecção de similaridade que identificam duplicatas de histórias desmascaradas. Por exemplo, durante o mês de março, exibimos avisos sobre cerca de 40 milhões de postagens relacionadas à COVID-19 no Facebook, com base em cerca de 4.000 artigos de nossos parceiros independentes de verificação de fatos. Quando as pessoas viam esses rótulos de advertência, 95% das vezes elas não continuaram visualizando o conteúdo original. Até o momento, também removemos centenas de milhares de informações erradas que poderiam levar a danos físicos iminentes.
Fonte: Tech Spot