Todos os aplicativos do Facebook estão enfrentando atualmente grandes problemas em todo o mundo. Os usuários relatam problemas ao tentar carregar fotos e vídeos. Assim, segundo os relatos,Facebook, WhatsApp e Instagram apresentam problemas.
Nem todas as fotos parecem ser impactadas. Este é o caso do Instagram, onde algumas parecem carregar corretamente. No WhatsApp, por outro lado, baixar as imagens que você recebe dos contatos não é possível, e ele falha com a seguinte mensagem de erro:
Não foi possível baixar a imagem. Tente novamente. Se o problema persistir, tente desligar o Wi-Fi ou a VPN ou conectar-se a uma rede Wi-Fi diferente.
Nem é preciso dizer que nenhuma das soluções alternativas recomendadas faz diferença.
De acordo com relatórios de usuários, os problemas começaram logo cedinho em muitos países da Europa e Estados Unidos. Eles ocorrem principalmente no continente europeu. No entanto, o problema também ocorreu no Brasil.
Solução do problema
O Facebook diz que já está trabalhando na resolução desses problemas. Contudo, não deu detalhes sobre o que exatamente está acontecendo e quem é afetado.
Estamos cientes de que algumas pessoas estão com problemas para enviar ou receber imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos. Pedimos desculpas pelo problema e estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível, diz o Facebook.
Desta vez, WhatsApp, Instagram e Facebook têm problemas no mundo inteiro
Interrupções como as de hoje ocorrem de vez em quando no Facebook. Porém, geralmente são resolvidas em questão de minutos. Seja qual for o problema agora, parece que está levando substancialmente mais tempo para a empresa de rede social resolver. Os usuários não conseguiram baixar imagens e vídeos por pelo menos duas horas.
Até o momento, o Facebook não se pronunciou oficialmente sobre a falha. Portanto, até a solução do problema, só resta esperar.
Cloudflare também teve falhas
O serviço do Cloudflare também apresentou problemas, com muita instabilidade desde a terça-feira. Neste caso, a empresa identificou o problema e divulgou nota sobre o ocrrido.
A causa dessa interrupção foi a implantação de uma única regra configurada incorretamente no WAF (Cloud Application Firewall) da Web durante uma implantação de rotina das novas regras gerenciadas do Cloudflare WAF.
A intenção dessas novas regras era melhorar o bloqueio de JavaScript embutido que é usado em ataques. Essas regras estavam sendo implantadas em um modo simulado em que os problemas são identificados e registrados, mas nenhum tráfego do cliente é realmente bloqueado para que possamos medir as taxas de falsos positivos e garantir que as novas regras não causem problemas quando forem implantadas na íntegra.
Infelizmente, uma dessas regras continha uma expressão regular que fazia com que a CPU atingisse 100% em nossas máquinas em todo o mundo. Este pico de CPU de 100% causou os erros que nossos clientes viram, diz o comunicado.