Notícias

15/11/2021 às 10:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Falha de segurança obriga Ubuntu a implementar Thunderbird 91 para versões antigas do sistema

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O Thunderbird 91 está sendo portado para o Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 20.04 LTS. Uma vulnerabilidade de segurança que afeta a oferta de ambas as versões do Thunderbird 78.x está sendo explorada ativamente. Porém, como o suporte upstream para Thunderbird 78.x terminou, é improvável que a falha seja corrigida. Assim, a falha de segurança obriga Ubuntu a implementar Thunderbird 91 para versões antigas do sistema.

Para versões LTS do Ubuntu, esse é um grande problema.

CVE-2021-38503 está sendo explorado ativamente e não será corrigido no Thunderbird 78.x

Portanto, para garantir que seus usuários não sejam afetados, os desenvolvedores do Ubuntu estão fazendo backport da versão mais recente do Thunderbird 91 (que é uma versão de suporte estendido, felizmente) para o Ubuntu 18.04 LTS, Ubuntu 20.04 LTS e Ubuntu 21.04.

Falha de segurança obriga Ubuntu a implementar Thunderbird 91 para versões antigas do sistema

Falha de segurança obriga Ubuntu a implementar Thunderbird 91 para versões antigas do sistema

Esta não é a primeira vez que o Ubuntu precisa fazer isso também.

Todos os lançamentos do Ubuntu com suporte recebem novas versões do Mozilla Firefox durante suas respectivas eras, mas o Mozilla Thunderbird (normalmente) só recebe atualizações em série. Ubuntu 18.04 LTS originalmente fornecido com a série Thunderbird 52.x, enquanto o Ubuntu 20.04 LTS veio com a série 68.x.

Ambos foram atualizados para o Thunderbird 78 no ano passado.

E, na próxima semana ou assim, eles serão atualizados novamente para o Thunderbird 91.

Os desenvolvedores do Ubuntu irão melhorar as várias bibliotecas e dependências interconectadas necessárias para fazer o Thunderbird 91 rodar no Ubuntu 18.04 sem que isso afete a estabilidade do Bionic. É um processo que demora um pouco.

Este incidente pode enfatizar os benefícios (relativos) de distribuir o Thunderbird como um Snap em futuras versões do Ubuntu? Possivelmente. Os aplicativos Snap podem ser atualizados independentemente do resto do sistema ou bibliotecas muito mais rápido do que um backport tradicional.

Deixando as correções de segurança de lado, o Thunderbird 91 apresenta uma série de novos recursos e aprimoramentos. Isso inclui o modo multiprocesso (e10s), um fluxo de trabalho renovado para adicionar anexos a e-mails e configuração de conta mais simples.

Se você usa o Thunderbird ativamente, procure e instale esta atualização assim que estiver disponível para o seu sistema.

Sobre o novo Thunderbird

O Thunderbird 91.2 de código aberto, gratuito e multiplataforma para gerenciamento de e-mail, notícias, calendário e cliente de bate-papo da Mozilla chegou no mês de outubro. A série 91 está disponível desde agosto deste ano. O novo Mozilla Thunderbird 91.2 finalmente permite atualizações OTA do Thunderbird 78 ou anterior.

O Thunderbird 91 não foi oferecido como uma atualização OTA (Over-the-Air) do Thunderbird 78 e versões anteriores. Após três lançamentos pontuais menores, o Thunderbird 91.2 está aqui e permite o suporte para atualizações OTA de versões anteriores do Thunderbird.

O Thunderbird 91.2 também é uma pequena atualização, trazendo apenas a capacidade de usar um nome de arquivo exclusivo ao salvar uma única mensagem no formato de arquivo .eml, bem como várias correções de bugs. No entanto, a principal mudança neste lançamento é a capacidade de atualizar do Thunderbird 78 e versões anteriores sem dentro do aplicativo.

Via OMGUbuntu

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×