in

Falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida

Uma falha misteriosa faz com que o Wi-Fi pare de funcionar quando o Raspberry Pi 4 envia para HDMI em resoluções mais altas.

Falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida

Os usuários do Raspberry Pi 4 estão investigando a fundo a falha estranha que faz com que o Wi-Fi pare de funcionar quando a resolução de saída da tela é definida como 2.560 x 1.440 ou superior. Agora, finalmente, parece que a falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida.

Felizmente, o cofundador da Raspberry Pi Foundation diz que uma correção de firmware chegará na próxima semana ou em até 15 dias. Neste meio tempo, ele ofereceu uma solução alternativa.

Os usuários discutem o assunto há meses no fórum do Raspberry Pi, porém, agora foi documentado de forma ordenada pelo desenvolvedor Enrico Zini.

Falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida

O Raspberry Pi 4, é claro, é o membro mais recente e mais poderoso da família Pi. O Pi 4 vem com dois conectores micro HDMI para que os usuários possam conectar dois monitores.

Zini, como outros, descobriu que, se “o Raspberry Pi 4 produz HDMI com uma resolução de 2.560 x 1.440, o Wi-Fi para de funcionar”.

Isso não acontece em resoluções mais baixas, como Full HD ou 1.920 x 1.080. Zini também observa que muitos usuários relataram que o Wi-Fi funciona bem com resoluções de 4K.

Falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida e causa pode ter sido descoberta

Falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida

A falha é importante para Zini, que está trabalhando em um projeto para usar o Raspberry Pi 4 conectado a um monitor como um sistema de sinalização digital para locais como museus ou escolas.

Dezenas de usuários do Raspberry Pi 4 relataram problemas semelhantes de saída de tela Wi-Fi no fórum do Raspberry Pi. No entanto, os relatórios são inconsistentes e existem muitas variações nas configurações, como comprimento e tipo de cabo HDMI, fontes de alimentação e outros dispositivos conectados.

A causa exata permanece um mistério, mas um engenheiro da Raspberry Pi Foundation especulou que uma causa possível é o vazamento de radiofrequência dos cabos HDMI e a interferência nos sinais Wi-Fi. Alguns usuários notaram um impacto diferente no Wi-Fi, dependendo de qual das duas portas HDMI está sendo usada.

Zini diz que reproduziu a falha do Wi-Fi em três dispositivos Raspberry Pi diferentes, usando diferentes cabos e adaptadores HDMI e várias fontes de alimentação.

Aquecimento deve ser resolvido

Eben Upton, chefe da Raspberry Pi Foundation, não sabe ao certo o que está fazendo com que o Wi-Fi pare de funcionar, mas ele também achou que era interferência de cabos HDMI “mal blindados”, como relata a Android Authority.

Upton disse que a fundação está planejando lançar uma atualização de firmware na próxima semana, e assim, deve resolver o problema. Ele também ofereceu uma solução alternativa para aqueles que desejam usar uma resolução de 2.560 x 1.440.

Estamos cientes do relatório e conseguimos reproduzir o problema com um ponto de acesso específico e um cabo (barato). O repórter original parece estar usando o cabo oficial, então isso é um mistério, disse Upton em um e-mail. 

Provavelmente enviaremos uma atualização de firmware para solucionar o problema na próxima semana. Enquanto isso, quem quiser usar a resolução 2.560 x 1.440 e enfrentar esse problema deve ajustar o roteador para usar o 2.4 Canal 4 GHz ou superior ou banda de 5 GHz.

Solução alternativa

Falha no Wi-Fi do Raspberry Pi 4 é corrigida

A Raspberry Pi Foundation nesta semana detalhou como as recentes atualizações de firmware introduziram um melhor gerenciamento de energia para reduzir as necessidades de energia do dispositivo e reduzir o calor no SoC para melhorar o desempenho.

Se o seu Raspberry Pi 4 estiver um pouco quente, os usuários poderão deixá-lo mais frio simplesmente posicionando-o verticalmente com o cabeçalho GPIO na parte inferior e as portas de alimentação e HDMI na parte superior.

Simplesmente mover o Raspberry Pi 4 para uma orientação vertical tem um impacto imediato. O SoC fica ocioso cerca de 2°C abaixo do melhor anterior e aquece muito mais lentamente. Assim, permite executar atividades por mais tempo sem estrangular e manter uma melhoria dramática. velocidade média do relógio, explica Gareth Halfacree da revista The MagPi.

Existem vários fatores em ação: orientar os componentes verticalmente melhora a convecção, permitindo que o ar ao redor retire o calor mais rapidamente. Além disso, levanta a parte traseira da placa de uma superfície de mesa com isolamento térmico, aumenta drasticamente a área disponível para refrigeração.

Fonte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.