A equipe do Fedora lançou uma nova versão de teste do seu projeto patrocinado pela Red Hat. Assim, a nova versão de desenvolvimento, o Fedora 28 Beta, oferece suporte ao ARM de 64 bits e ao GNOME 3.28. As adições de convidados do VirtualBox agora são incluídas por padrão.
O que há de novo no Fedora 28?
Entretanto, a grande novidade em todas as edições do Fedora é o repositório modular do projeto.
Astronomy:
Design Suite:
Games:
Jam:
Python Classroom Lab: 32 e 64 bits
Robotics Suite:
Scientific:
Security Lab (32 e 64 bits):
Modularidade
Como discutido em Modularity is Dead, Long Live Modularity, foi adotada uma abordagem mais simples para os módulos do F28. Assim, em vez de um sistema operacional modular separado, foi adicionado um novo Repositório Modular ao lado do tradicional Everything Repository. Então, com o Fedora Server Edition, o repositório modular estará imediatamente disponível.
[bs-quote quote=”Estamos trabalhando para fornecer o suporte necessário à libdnf, no qual essas ferramentas (e outras) dependem. ” style=”style-17″ align=”center” author_name=”Equipe Fedora” author_job=”Fedora Project”][/bs-quote]
Então, o anúncio oficial promete muitas outras novidades ao longo do desenvolvimento do F28. Assim, será possível habilitar a Modularidade em outras Edições e variantes do Fedora. Infelizmente, os Módulos ainda não estão disponíveis através do Software GNOME ou Plasma Discover. Mesmo assim, para usar o repositório Modular em uma plataforma de desktop Fedora, recomendamos ativá-lo.
Para facilitar o uso do Fedora, acompanhe este post.