in

Fedora 28 foi lançado, atualize ou faça o download!

Matthew Miller acaba de anunciar o lançamento do Fedora 28 e já conta as novidades!

Fedora 28 foi lançado e a novidade foi lançada pelo Matthew Miller que a menos de 30 minutos fez o anúncio oficial da nova versão do Fedora. A para não ser diferente de todos os lançamentos, Miller reforça que o time tem se esforçado para que as atualizações entre versões do Fedora sejam cada vez mais fáceis e rápidas, e como sempre, sem grandes transtornos. Atualização do Fedora 27 para o Fedora 28 deve levar em torno de meia hora, claro, isso também depende da velocidade de sua conexão, no entanto, Miller disse que testou ontem a noite e deu tudo certo.

Novidades do lançamento Fedora 28

Para começar, no anúncio é destacado uma novidade que abraça o Fedora 28 Server, que é um repositório modular, ou seja, você poderá escolher entre diferente versões de softwares, isso vai ajudar os usuários do Fedora 28 Server que precisam de versões diferente das padrões e que são essenciais para o funcionamento dos servidores executando o Fedora.

O Fedora 28 Workstation também tem novidades, agora será possível habilitar repositórios de terceiros de forma fácil e também já estão inclusos drivers proprietários da Nvidia, inclusive drivers e softwares proprietários foi um dos grandes motivos de uma difícil situação no grupo Oficial do Fedora no Brasil causada por um membro oficial do projeto.

Após instalar ou atualizar para o Fedora 28, no primeiro início do sistema, assim que o GNOME 3.28 for carregado, uma barra será exibida perguntando ao usuário se ele quer ativar repositórios de terceiros, os seguintes repositórios estão disponíveis no momento:

  • Google Chrome, o navegador da web do Google ( google-chrome.repo )
  • PyCharm, Python IDE para desenvolvedores profissionais da JetBrains ( _copr_phracek-PyCharm.repo )
  • Drivers gráficos proprietários da NVIDIA ( rpmfusion-nonfree-nvidia-driver.repo )
  • Cliente Steam, plataforma de distribuição digital desenvolvida pela Valve Corporation ( rpmfusion-nonfree-steam.repo )

Uma vez que o usuário opte por instalar, todos estes pacotes poderão ser instalados normalmente usando o DNF. Você pode consultar mais informações sobre repositórios de terceiros no próprio site do Fedora.

Sua bateria vai durar mais no Fedora 28

Sua bateria vai durar mais no Fedora 28, isso dar-se pelo fato de que muito trabalho vinha sendo feito em torno disso, muita coisa foi feita em torno do consumo de energia dos hardwares, e agora tudo foi ajustado. Um dos destaques do anúncio oficial do Fedora 28 é o SATA, uma nova política de gerenciamento de energia SATA Link foi aplicada em todos os chipsets da Intel, com essa correção, haverá um consumo menor de energia quando o disco ficar ocioso, ou seja, sem uso por algum tempo. Com essa novidade, haverá uma redução de 1,0 a 1,5 watts de energia em um notebook.

Também haverá economia de energia do codec Intel HDA, essa melhoria já vem ativada por padrão (com um tempo limite de 1 segundo), economizando aproximadamente 0,4 watts de energia em um notebook ocioso. Por fim, o USB autosuspend para Bluetooth USB é habilitado por padrão, economizando aproximadamente 0,4 watts de energia em um notebook ocioso, veja que o Fedora 28 esta repleto de novidades.

GNOME 3.28 do Fedora 28

Chegou a grande hora. O Fedora 28 Workstation apresenta o GNOME 3.28 como o ambiente de desktop padrão. O GNOME 3.28 inclui uma ampla gama de melhorias, incluindo: atualizações para arquivos (nautilus), contatos, calendário, relógios e aquele famoso teclado virtual ou teclado na tela.

O GNOME 3.28 fornece versões atualizadas de muitos dos aplicativos padrão do GNOME. A capacidade de “marcar estrelas” é adicionada aos aplicativos Arquivos e Contatos. Isso permite que o usuário selecione um item, seja um arquivo, uma pasta ou um contato, para um acesso rápido mais tarde. O calendário agora oferece uma visualização mais simples do mês e atualizações do clima exibidas ao lado de seus compromissos.

VirtualBox Guest agora é padrão

O famoso e criticado Guest VirtualBox e os Drivers Guest, agora estão disponíveis na instalação padrão do Fedora 28 Workstation. Conseqüentemente, qualquer instalação do Fedora Workstation como guest (convidado) no VirtualBox terá os recursos funcionando de forma imediata. Entre esses recursos podemos citar o redimensionamento automático da área de trabalho com base no tamanho da janela da máquina virtual, modo transparente (exibindo apenas janelas do convidado), compartilhamento de pasta e copiar/colar entre host e convidado.

Se você quer mais informações, recomendamos ler o item via ao final do post, lá você vai encontrar todas as informações do lançamento do Fedora 28 e com muitas novidades.

Quer fazer o download do Fedora 28?

Download Fedora 28

Se você quer saber como atualizar do Fedora 27 para o Fedora 28 consulte o nosso artigo abaixo:

Atualizar do Fedora 27 para o Fedora 28

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.