in

Como atualizar do Fedora 27 para o Fedora 28

Com o lançamento do Fedora 28, já é possível atualizar com segurança.

O Fedora 28 foi lançado, e como sempre os testes em torno da atualização do Fedora 27 para o Fedora 28. Matthew Miller do Fedora já avisa que tudo vai ocorrer bem e que essa atualização para o Fedora 28 deve demorar cerca de 30 minutos e sem problemas, mas lembre-se, que você precisa ter uma boa internet. Você pode atualizar para o Fedora 28 usando a parte gráfica ou o terminal, aí a escolha é com você.

- Anúncios -

Saiba como atualizar do Fedora 27 para o Fedora 28

Como sempre, os usuários podem atualizar via interface gráfica ou via terminal, em ambos os casos o resultado será o mesmo. Observe que assim que você atualizar o seu sistema via interface gráfica, você será notificado com a tela abaixo.

atualizar-do-fedora-27-para-o-fedora-28

Para usar o GNOME Software basta clicar em Download e aguardar, você pode continuar usando o sistema normalmente, quando tudo for baixado você será notificado e aí só clicar em instalar e reiniciar, e deixe que todo o trabalho será feito pelo instalador do Fedora, como dito antes, esse processo deve demorar em torno de 30 minutos.

Atualizando do Fedora 27 para o Fedora 28 via Terminal

Antes de já executar o comando direto, como muita gente faz, é preciso atualizar a sua versão atual do Fedora 27, com isso vamos evitar conflitos e outros probleminhas chatos, que mesmo fáceis de resolver podem economizar tempo e paciência, então, não pule nenhuma etapa da instalação, isso vai garantir que você atualize para o Fedora 28 de forma segura e livre de erros.

Comece atualizando os pacotes do Fedora 27, execute o comando abaixo:

sudo dnf upgrade --refresh

Agora, vamos instalar o plugin do DNF, ele vai nos ajudar neste processo de atualização para o Fedora 28:

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

Até agora já temos o Fedora 27 atualizado, baixamos o plugin do DNF agora vamos por a mão na massa, execute o comando abaixo para de fato atualizarmos o Fedora 27 para o Fedora 28:

sudo dnf system-upgrade download --releasever=28
Este comando começará a baixar localmente todas as atualizações de sua máquina para preparar a atualização. Se você tiver problemas ao atualizar devido a pacotes sem atualizações, dependências quebradas ou pacotes descontinuados, adicione o sinalizador ?allowerasing ao digitar o comando acima. Isso permitirá que o DNF remova pacotes que possam estar bloqueando a atualização do seu sistema.

Agora vamos reiniciar e atualizar o Fedora 27

Quanto o comando que executamos anteriormente baixar tudo, o seu sistema estará pronto para ser iniciado e atualizado, é nessa hora que a atualização para o Fedora 28 vai ocorrer, para isso execute o comando abaixo:

sudo dnf system-upgrade reboot

Seu sistema irá reiniciar depois disso. Nos lançamentos anteriores, a ferramenta fedup criaria uma nova opção na tela de seleção/inicialização do kernel. Com o pacote dnf-plugin-system-upgrade, o seu sistema reinicia no kernel atual instalado no Fedora 27 saiba que isso não é um erro, é o processo normal. Logo após a tela de seleção do kernel, o sistema inicia o processo de atualização.

Agora pode ser um bom momento para um lanche, um café ou sabe mais o que. Quando terminar, o seu sistema será reiniciado e você poderá efetuar login no seu sistema Fedora 28 totalmente atualizado.

Caso você tenha problemas durante a atualização do Fedora 27 para o Fedora 28, o projeto Fedora criou uma página exclusiva para essas situações, são raras de acontecer, mas podem ocorrer.

Como resolver problemas da atualização do Fedora 27 para o Fedora 28

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

fedora-28-linux-lancamento-oficial

Fedora 28 foi lançado, atualize ou faça o download!

drivers de gráficos para Linux

Intel envia primeiro lote de atualizações de drivers de gráficos para Linux 4.18