in

Fedora 30 pode habilitar o modo “Best” do DNF por padrão

Fedora 30 pode habilitar o modo "Best" do DNF por padrão

Mais novidades estão previstas para a nova versão do Fedora. Sob uma proposta de mudança tardia para o Fedora 30, o modo “Best” do gerenciador de pacotes DNF pode ser ativado por padrão. Portanto, confira neste post que o Fedora 30 pode habilitar o modo “Best” do DNF por padrão.

Como funciona

–best para DNF sempre tenta fazer o upgrade para a versão mais atual disponível. Assim, isso ocorrerá mesmo que as dependências não possam ser satisfeitas. A função para o DNF sempre tentar ir para a versão mais recente e maior do pacote faz todo sentido. Do mesmo modo, está alinhada com a maioria dos outros gerenciadores de pacotes Linux.

O comportamento atual tem como objetivo disponibilizar a versão mais recente, onde todas as dependências de pacotes podem ser satisfeitas. Se uma versão de pacote mais nova estiver disponível, mas com dependências não atendidas, o comportamento de DNF padrão atual ignorará silenciosamente essa versão mais recente.

Ao habilitar o modo best DNF por padrão, o usuário será alertado sobre o fato de que uma nova versão do pacote está disponível. Porém, não poderá satisfazer as dependências. O DNF best “falhará cedo e falhará rapidamente”, caso ocorram problemas, para que o usuário possa saber.

Os desenvolvedores do Fedora estão tentando fazer essa alteração padrão no caso de uma atualização de pacote para uma correção de segurança não poder ser feita devido a problemas de dependência. Assim, a ideia é que essa dependência poderia ser silenciosamente ignorada e o usuário não estaria ciente. Além disso, usar o modo Best DNF alertará os desenvolvedores rapidamente sobre problemas em caminhos de atualização.

Best ou Nobest? Eis a questão.

A opção –nobest para DNF estará disponível para substituir o comportamento padrão, entre outras opções de DNF para desativar este modo. No entanto, essa mudança para o Fedora 30 estaria chegando no final do ciclo. Além disso, o Comitê de Engenharia e Direção do Fedora ainda não aprovou a mudança. O feedback inicial da proposta é a favor desse novo padrão.

Lembrando que este ano, o YUM deve ser abandonado pelo Fedora 31. Para saber mais sobre o DNF, clique no botão abaixo:

Referência do comando DNF

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

red-hat-e-reconhecida-como-uma-das-empresas-mais-admiradas-da-fortune

Red Hat é reconhecida como uma das empresas mais admiradas da Fortune

o-arch-linux-e-bom-hora-de-mudar-de-distribuicao-gnu-linux

O Arch Linux é bom? Hora de mudar de distribuição GNU/Linux?