in

Fedora 30 receberá Bash 5.0 e fim do Yum ficou para o F31

O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora aprovou um novo trabalho em torno do Fedora 30 em desenvolvimento. A principal novidade é que o fim do Yum ficou mesmo para o Fedora 31. Além disso, o Fedora 30 receberá o Bash 5.0. Então, leia neste post que o Fedora 30 receberá Bash 5.0 e fim do Yum ficou para o F31.

O fim do YUM

Originalmente, o Fedora 29 deixaria de lado o velho gerenciador de pacotes Yum. Em seu lugar, somente o gerenciador de pacotes DNF, que apresenta um bom desempenho há anos e é, em grande parte, um substituto para o Yum.

No entanto, isso não aconteceu no Fedora 29. Sendo assim, recentemente foi proposto abandonar o Yum 3 para o Fedora 30. Porém, com essa mudança chegando atrasada e alguns bits de ferramentas não prontos a tempo, a proposta foi transferida para o Fedora 31.

O FESCo aprova a queda do Yum 3 para o Fedora 31 e espera que ele seja removido logo após as versões do Rawhide para o F30. Portanto, haverá tempo de sobra para corrigir quaisquer problemas que possam surgir ou outros problemas inesperados.

Bash 5.0

Enquanto isso, o FESCo aprovou o envio de Bash 5.0 no Fedora 30. O Bash 5.0 foi lançado no início do ano e vem com muitas mudanças. Com o Fedora Workstation conhecido por ser ótimo para desenvolvimento de código aberto e sempre distribuído com os componentes mais recentes nesta área, não é nenhuma surpresa que o Bash 5.0 possa ser encontrado no lançamento do Fedora 30.

O FESCo também permitiu que a equipe da Rust optasse por sair da ramificação de pacotes Rust, a fim de melhor adequar seu fluxo de trabalho.

Para mais detalhes sobre as mudanças através da ata da reunião do FESCo.

Fonte