in

Fedora 30 terá o Firefox Wayland por padrão

Firefox com Wayland pode ser adiado para o Fedora 31

O plano para usar a versão nativa Wayland do Firefox por padrão para o Fedora Workstation 30 em cima do GNOME foi provisoriamente aprovado pelo Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo). Portanto, o Fedora 30 terá o Firefox Wayland por padrão.

Na reunião da FESCo, os participantes do Fedora aprovaram essa mudança tardia para enviar a versão habilitada para Wayland do Firefox por padrão. Isso ocorre depois de carregarem essa função do Firefox em seu repositório de pacotes por vários ciclos, mas não fizeram uso. Esta versão do Firefox Wayland será usada pelo Fedora 30 imediatamente quando executada na sessão do GNOME Shell Wayland.

Testes já podem ser feitos

Firefox Nightly Builds agora tem Wayland habilitado

Aqueles no Fedora 29 agora podem avaliar o suporte atual do Wayland Firefox instalando o pacote firefox-wayland. Além disso, ou em outras distribuições, os bits do Firefox Wayland são mantidos atualizados. Então, se você baixar o Firefox Nightly, pode iniciar o Firefox com a variável de ambiente MOZ_ENABLE_WAYLAND = 1 definida para um efeito semelhante.

Além de ser capaz de evitar o XWayland, a versão nativa do Firefox com o Wayland deve funcionar mais rápido. Também deve fornecer melhor renderização de fonte e lidar melhor com o escalonamento HiDPI/display, entre outros benefícios.

Decisão pode ser revista

O comportamento padrão esperado para outros desktops/compositores Wayland no Fedora 30 ainda é para a versão X11/XWayland. Porém, isso pode ser anulado através da variável de ambiente acima mencionada.

Esta alteração foi aprovada pelo FESCo. No entanto, eles apontam que ele pode ser revertido. Tudo depende se falhas não forem consertadas a tempo do lançamento final do Fedora 30. A nova versão do Fedora está prevista para maio.

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linspire e BackBox têm novas versões

Linspire e BackBox têm novas versões

hp-convoca-clientes-para-troca-emergencial-de-baterias-sob-risco-de-acidentes

HP convoca clientes para troca emergencial de baterias sob risco de acidentes