in

Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor

Isso retoma a questão de mídias do Fedora para CD e DVD.

Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor

Mais umna novidade em relação ao Fedora 32 foi descoberta. Assim, o Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor. Por enquanto, a equipe do Fedora 32 já está analisando se os problemas de instalação de CD e DVD devem ou não bloquear os lançamentos. Isto porque a maioria dos usuários faz instalações baseadas em USB nos últimos anos. No entanto, o Fedora ainda está tentando diminuir a quantidade de espaço que a mídia de instalação ocupa independentemente de ser um CD, DVD ou USB.

Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor

Uma proposta de mudança tardia para o Fedora 32 está melhorando a proporção de compactação do sistema de arquivos SquashFS na mídia de instalação. A proposta de Bohdan Khomutskyi da Red Hat é ajustar as configurações de compactação do SquashFS para gerar uma melhor taxa de compactação e/ou redução do uso da CPU no momento da construção.

Aqui estão algumas das métricas adquiridas pelo Bohdan durante os testes:

Com alguns ajustes, foi possível tornar a imagem do SquashFS e EXT4 ~ 6% menor, além de consumir cerca de 35% menos tempo de CPU. Se você recorrer ao SquashFS simples sem o EXT4 aninhado, a mídia de instalação poderá ser cerca de 10% menor e ainda ter cerca de 30% menos tempo de CPU.

O ajuste exato do SquashFS ainda está para ser determinado. Assim, tudo está dependendo da aprovação do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora para esta alteração tardia.

No Fedora 31, o arquivo LiveOS/squashfs.img na imagem de instalação é compactado com as configurações padrão do mksquashfs. A configuração padrão é definida como algoritmo XZ com tamanho de bloco de 128k e filtro BCJ ativado. Esses parâmetros podem ser ajustados, o que levará a uma melhor taxa de compactação e/ou redução do uso da CPU no tempo de compilação. Isso é simples de conseguir, afirmou Bohdan.

Mais detalhes sobre a compactação de mídia no Fedora 32, na lista de discussão do Fedora.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linus Torvalds diz que agendador do Linux é "lixo puro"

Linus Torvalds diz que acusações ao scheduler do Linux são “lixo puro”

Lançamentos de desenvolvimento do GIMP 2.99.x começarão em breve

Lançamentos de desenvolvimento do GIMP 2.99.x começarão em breve