Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

06/01/2020 às 06:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor

Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor

Mais umna novidade em relação ao Fedora 32 foi descoberta. Assim, o Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor. Por enquanto, a equipe do Fedora 32 já está analisando se os problemas de instalação de CD e DVD devem ou não bloquear os lançamentos. Isto porque a maioria dos usuários faz instalações baseadas em USB nos últimos anos. No entanto, o Fedora ainda está tentando diminuir a quantidade de espaço que a mídia de instalação ocupa independentemente de ser um CD, DVD ou USB.

Fedora 32 deve aumentar a compactação SquashFS para mídia de instalação menor

Uma proposta de mudança tardia para o Fedora 32 está melhorando a proporção de compactação do sistema de arquivos SquashFS na mídia de instalação. A proposta de Bohdan Khomutskyi da Red Hat é ajustar as configurações de compactação do SquashFS para gerar uma melhor taxa de compactação e/ou redução do uso da CPU no momento da construção.

Aqui estão algumas das métricas adquiridas pelo Bohdan durante os testes:

Image

Com alguns ajustes, foi possível tornar a imagem do SquashFS e EXT4 ~ 6% menor, além de consumir cerca de 35% menos tempo de CPU. Se você recorrer ao SquashFS simples sem o EXT4 aninhado, a mídia de instalação poderá ser cerca de 10% menor e ainda ter cerca de 30% menos tempo de CPU.

O ajuste exato do SquashFS ainda está para ser determinado. Assim, tudo está dependendo da aprovação do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora para esta alteração tardia.

No Fedora 31, o arquivo LiveOS/squashfs.img na imagem de instalação é compactado com as configurações padrão do mksquashfs. A configuração padrão é definida como algoritmo XZ com tamanho de bloco de 128k e filtro BCJ ativado. Esses parâmetros podem ser ajustados, o que levará a uma melhor taxa de compactação e/ou redução do uso da CPU no tempo de compilação. Isso é simples de conseguir, afirmou Bohdan.

Mais detalhes sobre a compactação de mídia no Fedora 32, na lista de discussão do Fedora.

Fonte: Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.