in

Fedora 33 beta sai como uma grande atualização da distro

Veja as mudanças que já podem ser experimentadas.

O beta do Fedora 33 está disponível esta manhã antes do lançamento oficial esperado no final de outubro para esta distribuição Linux patrocinada pela Red Hat. O Fedora 33 tem sido outro ciclo muito movimentado para esta distribuição Linux de ponta e você pode experimentar todas as mudanças com o Fedora 33 Beta de hoje. O mais importante é que o Fedora Workstation 33 está mudando de EXT4 para Btrfs como seu sistema de arquivos padrão. Assim, deve oferecer recursos mais modernos. O Fedora Server e outros spins estão aderindo aos padrões existentes.

O Fedora Workstation 33 apresenta a área de trabalho do GNOME 3.38 para oferecer a experiência de ponta e suas muitas melhorias neste ciclo. Isso inclui melhorias contínuas do Wayland e outras otimizações de desempenho.

Fedora 33 beta sai como uma grande atualização da distro

O Fedora 33 vem com uma infinidade de atualizações de pacotes, incluindo GNU C Library 2.32, Golang 1.15, LLVM 11, Binutils 2.34, Boost 1.73, Node.js 14.x por padrão, GNU Make 4.3, Perl 5.32, Python 3.9, RPM 4.16, e muitas outras atualizações. O Kernel Linux 5.8 também está no Fedora 33 pronto para uso.

Fedora 33 beta sai como uma grande atualização da distro

Além disso, o Fedora 33 vem com mudanças importantes como o Nano. Este agora é o editor de texto padrão, fazendo uso do systemd como implementação padrão. Da mesma forma, finalmente, há o SWAP no zRAM por padrão, LTO por padrão para compilações de pacotes e Fedora IoT se tornando uma edição oficial. A versão ARM de 64 bits (AArch64) também tem algumas melhorias. Por outro lado, este inclui a chamada pointer authentication e ativação de destino de ramificação para hardware com suporte e suporte .NET Core em AArch64.

O Fedora 33 Beta pode ser baixado agora mesmo em GetFedora.org. Então, se o resto do ciclo continuar estável, o Fedora 33 estreará oficialmente em 20 de outubro. No entanto, é possível ainda que ocorra alguma reversão nesteperíodo e o lançamento só ocorra no dia 27 de outubro.