in

Fedora 34 deve adicionar um spin AArch64 KDE Plasma Desktop

Conheça outros detalhes importantes desta proposta.

Nem bem estreou o sistema operacional Fedora 33 e já começam a surgir os recursos da próxima versão, ou seja, o Fedora 34. Dada a chegada dos laptops AArch64 ao mercado e a contínua popularidade em torno dos SBCs ARM64 para utilização em desktop Linux, o grupo de desenvolvedores do Fedora KDE  tem uma proposta. O chamado grupo de interesse especial está propondo a edição do Fedora KDE Plasma também para a arquitetura ARM de 64 bits. Assim, o Fedora 34 deve adicionar um spin AArch64 KDE Plasma Desktop.

Embora exista o Fedora KDE Plasma spin para x86_64, atualmente não é produzido para AArch64. Os spins voltados para o desktop até o momento para o Fedora AArch64 foram o Fedora Workstation com GNOME Shell e o Fedora Xfce para uma versão mais leve. Há também as imagens mínimas e de servidor.

“Atualmente oferecemos imagens de Workstation, Xfce, Minimal e Server para uso com computadores AArch64. Gostaríamos de adicionar uma variante que oferece o KDE Plasma Desktop”, diz a descrição detalhada da proposta. Eles continuam afirmando que esta mudança proporciona uma “melhor experiência do usuário e uma opção de desktop adicional para computadores AArch64”.

Fedora 34 deve adicionar um spin AArch64 KDE Plasma Desktop

Fedora 34 deve adicionar um spin AArch64 KDE Plasma Desktop

Os desenvolvedores responsáveis ressaltam também que não haverá qualquer problema de compatibilidade ao fazer a atualização, uma vez que se trata de uma nova variante de imagem.

No entanto, a proposta apresentada esta semana é para entregar o Fedora KDE no AArch64 em 2021. A intenção é oferecer mais opções de desktop para aqueles que desejam executar o Fedora no AArch64. A mudança é bastante direta, então provavelmente será aprovada sem qualquer oposição.

Mais detalhes sobre os planos do Fedora AArch64 para o KDE nesta página do Wiki.

O lançamento do Fedora 34 está planejado para o final de abril, enquanto o Fedora 33 stable fez sua estreia hoje.