Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

16/08/2021 às 18:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora 35 vai dar suporte ao reinício de serviços do usuário em atualizações de pacotes

O que esperar do novo Fedora Linux 35

Embora o Fedora atualmente permita reiniciar os serviços do sistema automaticamente ao atualizar os pacotes para esses serviços, não houve essa capacidade para os serviços do usuário reiniciarem automaticamente como parte das atualizações de pacotes RPM. No entanto, agora foi aprovada essa mudança para o Fedora 35.

A proposta de mudança para permitir que os serviços de usuário do Fedora reiniciem em atualizações de pacotes foi aprovada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo). O Fedora não tinha a infraestrutura até agora para poder reiniciar os serviços do usuário em execução nas instâncias do usuário do systemd para acontecer nas atualizações RPM. Porém, agora que as peças estão no lugar e o FESCo está garantido, isso pode começar a acontecer no Fedora 35.

Os serviços do usuário (unidades em execução nas instâncias do usuário do systemd) podem ser reiniciados como parte da atualização do rpm, se configurados nos scripts de pacote. Isso reflete o que é feito para os serviços do sistema em execução na instância principal do systemd.

Fedora 35 vai dar suporte ao reinício de serviços do usuário em atualizações de pacotes

Fedora 35 vai dar suporte ao reinício de serviços do usuário em atualizações de pacotes

Isso corrige um recurso ausente de longa data. Certamente queríamos ter isso, mas a implementação técnica não é trivial, porque precisamos (com segurança e robustez) ir de um contexto privilegiado para instâncias de gerenciador de usuário sem privilégios. Essa funcionalidade foi adicionada ao systemd, então finalmente podemos fazer isso de uma maneira bastante limpa.

Os serviços ao usuário estão se tornando cada vez mais importantes. Em particular, queremos poder reiniciar serviços, como pipewire.servicedurante as atualizações, sem exigir a reinicialização da máquina para que a atualização tenha efeito. O Systemd fornece apenas a funcionalidade geral. Os mantenedores do pacote precisarão marcar seus serviços para reiniciar usando, %systemd_postun_with_restart se apropriado.

Esta mudança não se aplica a todos os serviços de usuário por padrão, mas os mantenedores de pacotes do Fedora precisam optar por reiniciar o serviço de usuário por meio de seu script RPM. Em última análise, isso significa que serviços de usuário como o PipeWire podem reiniciar sem problemas ao atualizá-los por meio de atualizações RPM do Fedora, em vez de precisar fazer isso manualmente ou reiniciar o sistema para que a atualização tenha efeito.

Isso torna as atualizações melhores em geral. Várias atualizações podem entrar em vigor imediatamente, sem a necessidade de reinicialização. Não deve haver nenhum efeito perceptível nas atualizações, exceto bugs.

Mais detalhes sobre o serviço de usuário aprovado do Fedora 35 reiniciando no suporte de atualização através da proposta de mudança do Fedora.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.