Fedora 38 liberado para produzir spins “Mobility Phosh”

Esta é mais uma das novidades que devem chegar com a nova versão do Fedora Linux no início de 2023.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) deu um autorização para que o sistema operacional comece a criar novas imagens x86_64 e AArch64 ISO para dispositivos móveis que apresentam o compositor Phosh Wayland. Sendo assim, a próxima versão do Fedora Linux 38 foi liberado para produzir spins “Mobility Phosh”.

Phosh é o compositor Wayland desenvolvido por Purism e outros desenvolvedores como um shell Wayland baseado no GNOME focado principalmente em dispositivos móveis. Houve uma proposta para criar imagens Fedora Linux com Phosh e destinadas ao uso de dispositivos móveis Fedora em x86_64 e AArch64. Esta proposta agora foi votada pelo comitê FESCO para que ela possa avançar com o Fedora 38 no começo do ano que vem.

Fedora 38 liberado para produzir spins “Mobility Phosh”

O Mobility SIG do Fedora já empacotou o Phosh e pacotes relacionados em um grupo de pacotes “phosh-desktop” e esta aprovação dá a eles o sinal verde para começar a trabalhar em imagens de instalação x86_64 e AArch64 para dispositivos móveis e tablets. Separadamente, o pessoal do Fedora Mobility também está de olho nas imagens do Plasma Mobile.

Parece que o Fedora poderia estar assumindo mais ambições móveis com uma imagem Phosh agora proposta para executar o shell Wayland focado em smartphones e tablets enquanto oferece uma boa experiência baseada no GNOME. Separadamente, espera-se uma proposta de mudança para também introduzir uma imagem do Fedora Linux com o KDE Plasma Mobile.

O Mobility SIG do Fedora já criou o pacote Phosh shell e outros pacotes relacionados no grupo de pacotes “phosh-desktop”.

Mais detalhes sobre os planos do Phosh Fedora através desta página Wiki. Por meio deste ticket, a alteração foi aprovada pelo FESCo.

Outras novidades do Fedora 38

Fedora 38 liberado para produzir spins "Mobility Phosh"

Além do Fedora 38 olhando para a criação de imagens Phosh para dispositivos móveis , os desenvolvedores do Fedora agora têm autorização para prosseguir e revisar como suas imagens ao vivo do Fedora Linux são montadas.

O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) assinou um plano para modernizar a criação de imagens ao vivo do Fedora Linux. O Fedora 38 planeja mudar para novos scripts de configuração de ambiente ao vivo e novas funcionalidades no Dracut para habilitar o suporte para habilitar automaticamente sobreposições persistentes em unidades flash USB.

Parece que o Fedora 38 na primavera será mais um grande lançamento de recursos para o Fedora Linux para esta distribuição Linux inovadora e de ponta. Enquanto isso, vamos desfrutando do Fedora 37 estável que saiu mais recentemente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.