Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

17/05/2021 às 16:30

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora Linux 35 promete melhor experiência rodando jogos Linux antigos

Fedora Linux 35 promete melhor experiência rodando jogos Linux antigos

O Fedora Linux 35 já está em pleno desenvolvimento. A distribuição Linux agora procura substituir os pacotes SDL 1.2 sem manutenção com o uso da camada de compatibilidade sdl12-compat para um melhor manuseio de jogos Linux antigos nesta próxima distribuição. O objetivo final é substituir os pacotes SDL 1.2 existentes por sdl12-compat, que são basicamente as interfaces SDL 1.2 mapeadas sobre SDL 2.0. Essa camada de compatibilidade do SDL 1.2 está usando o SDL 2.0 “nos bastidores” e continua a ver novos commits, ao contrário do SDL 1.2 original sem manutenção.

Fedora Linux 35 promete melhor experiência rodando jogos Linux antigos

Fedora Linux 35 promete melhor experiência rodando jogos Linux antigos
Muitos jogos antigos do Linux ainda dependem do SDL 1.2. Assim, o sdl12-compat pode ajudar aqueles que desejam ainda desfrutar de jogos Linux antigos em distribuições modernas sem usar os pacotes SDL 1.2 obsoletos.


Existem muitos jogos comerciais antigos por aí que ainda usam o SDL 1.2 e é improvável que alguma vez vejam o suporte atualizado direcionado ao SDL2. O uso de libsdl12-compat permitirá que esses jogos antigos funcionem melhor em um ambiente Linux moderno. Ao passar por libsdl12-compat, há suporte Wayland, suporte nativo para áudio PipeWire, melhor suporte de entrada e outros aprimoramentos fornecidos pelo SDL2 que não são encontrados no SDL 1.2.

O desenvolvimento do SDL 1.2 terminou há muito tempo, com o SDL 2.0 substituindo-o. No entanto, muitos jogos mais antigos ainda usam SDL 1.2 e não podem mudar para SDL 2.0. Para ajudar a mover os jogos SDL 1.2 para o mundo moderno, vamos substituir o SDL 1.2 pelo sdl12-compat, que usa SDL 2.0.

A troca de jogos com SDL 1.2 para uso sdl12-compatoferece vantagens significativas:

  • Suporte automático para Wayland com SDL 2.0.16+
  • Suporte nativo para PipeWire para áudio
  • Suporte totalmente aprimorado para entradas (incluindo gamepads)

“Em última análise, o SDL 2.0 é mantido e desenvolvido ativamente. Queremos que os aplicativos que usam SDL usem uma base de código mantida ativamente”.

Sobre esta proposta de mudança para o lançamento de outono do Fedora 35 é emocionante se tudo correr conforme o planejado.

Outras mudanças no Fedora Linux 35

Fedora 35 pode eliminar a opção do instalador para “Permitir login de root SSH com senha”.

Uma proposta de mudança do Fedora 35 enviada esta semana que está causando confusão é a remoção da opção “permitir login de root SSH com senha” do instalador Anaconda do Fedora. Nos últimos anos, tem havido uma opção do instalador do Fedora para “permitir login de root SSH com senha” para habilitar logins baseados em senha sobre SSH. Isso não foi habilitado por padrão, mas apenas oferecido como uma opção para aqueles que desejam um login baseado em senha.

Com o Fedora 35 previsto para chegar neste final de ano, a proposta de mudança quer eliminar esta opção do instalador. A base é que a opção foi planejada para ser apenas temporária e os benefícios de segurança simplesmente descartando a opção de encorajar os usuários a confiar nas chaves SSH.

Tags:

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.