Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

16/05/2021 às 15:00

9 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Fedora 35 pode eliminar a opção do instalador para “Permitir login de root SSH com senha”

Fedora 35 pode eliminar a opção do instalador para "Permitir login de root SSH com senha"

Uma proposta de mudança do Fedora 35 enviada esta semana que está causando confusão é a remoção da opção “permitir login de root SSH com senha” do instalador Anaconda do Fedora. Nos últimos anos, tem havido uma opção do instalador do Fedora para “permitir login de root SSH com senha” para habilitar logins baseados em senha sobre SSH. Isso não foi habilitado por padrão, mas apenas oferecido como uma opção para aqueles que desejam um login baseado em senha.

Com o Fedora 35 previsto para chegar neste final de ano, a proposta de mudança quer eliminar esta opção do instalador. A base é que a opção foi planejada para ser apenas temporária e os benefícios de segurança simplesmente descartando a opção de encorajar os usuários a confiar nas chaves SSH.

Os benefícios do Fedora foram descritos como:

Esta mudança torna os sistemas Fedora instalados pelo Anaconda mais seguros de ataques remotos de adivinhação de senha direcionados à conta root, já que não seria mais possível configurar um sistema que permite o root fazer login via SSH com senha. Um benefício menor é tornar a tela de configuração da senha de root menos confusa removendo “Permitir login de root SSH com senha” e limpeza de código Anaconda relacionada com a remoção de código relacionado à configuração da substituição no sshd. 

Fedora 35 pode eliminar a opção do instalador para “Permitir login de root SSH com senha”

Fedora 35 pode eliminar a opção do instalador para "Permitir login de root SSH com senha"

A proposta de mudança que descreve esta remoção de opção planejada pode ser encontrada através do Fedora Wiki . Feedback inicial a esta proposta no fedora-devel sendo misturado. Alguns não gostam que essa opção não padrão seja removida, alguns preferem a autenticação baseada em senha para VMs rápidas e de curta duração e outros ambientes onde a segurança não é muito preocupante, e outros casos em que os logins de SSH raiz baseados em senha são conveniente. Veremos o que acontece com essa proposta de mudança – também há algum interesse em permitir que essa opção permaneça para algumas rotações do Fedora.

Piwire no Fedora 34

Outra importante novidade que já estreou nesta distribuição Linux bancada pela Red Hat foi o PipeWire. Ele trabalha com as necessidades de áudio e vídeo do Linux não apenas para o desktop Linux em si, mas para os carros/sistemas de infoentretenimento e muito mais. Agora, na Fedora Magazine, há uma entrevista interessante da Red Hat que aborda a história e outros tópicos relacionados ao PipeWire.

Foi com o lançamento recente do Fedora Workstation 34 que o PipeWire agora está sendo usado por padrão no lugar do PulseAudio. Conforme o ano avança, provavelmente veremos outras distribuições Linux começando a usar o PipeWire para consumidores e necessidades de áudio profissional no Linux. Christian Schaller, como gerente sênior da equipe de desktops da Red Hat, publicou uma entrevista com Wim Taymans. Wim, o desenvolvedor líder do PipeWire e antes disso co-fundador do GStreamer, passou a última meia década trabalhando no PipeWire na Red Hat.

A entrevista fala das origens do PipeWire nascidas do esforço anterior do PulseVideo, as interações do PipeWire com outros componentes de software, o PipeWire lidando com as necessidades de áudio profissional e muito mais. A entrevista também observa que Wim agora começou a trabalhar no novo grupo de infoentretenimento automotivo da Red Hat para áudio e vídeo dentro de carros.

Os interessados em ler sobre o PipeWire podem encontrar a entrevista na íntegra na Fedora Magazine .

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.