in

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

Esta é uma das mais antigas distros do Linux para resgate de sistemas.

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

Após 5 longos anos, o sistema operacional Finnix 120 tem nova versão lançada. Estamos falando de uma das distribuições Linux mais antigas e que é usada para resgate de sistemas. Portanto, o  Finnix é um LiveCD. O projeto é baseado em Debian GNU/Linux e mantido para administradores de sistemas.

A primeira versão do Finnix surgiu ainda março do ano 200, ainda no século passado, portanto. Então, a distro já completou vinte anos, firme e forte no mercado. Logo no começo, o ciclo de novos lançamentos era bem mais intenso vom pelo menos uma versão nova a cada ano. Contudo, esse ritmo parou em 2015, tendo sido retomado somente agora, ou seja, após os 5 anos.

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos: quais as novidades?

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

A nova versão Finnix 120 ‘Oneida ”foi finalmente lançada com várias mudanças importantes. O Finnix 120 é construído sobre o Debian 10.4 mais recente, apresentando o atual kernel Linux de longo prazo 5.4.

O Finnix é uma distribuição Live CD para administradores de sistema. Seve, portanto, para executar recuperação do sistema e monitoramento de rede. Um administrador de sistema pode usar o Finnix para vários outros propósitos, como manipulação de sistema de arquivos e partições, instalação de outros sistemas operacionais e reparo de registro de inicialização.

Para fortalecer ainda mais o conjunto de ferramentas, a nova versão 120 inclui centenas de novos pacotes de utilitários. Embora o tamanho da imagem ISO aumente de 160 para 477 MB, ele compensa isso com um forte software de solução de problemas.

Mais novidades

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

Outra grande mudança que o Finnix 120 inclui é um sistema de núcleo de usuário AMD64 de 64 bits nativo. Agora, se você deseja suporte de 586/686/PowerPC de 32 bits mais antigo, use o Finnix 109 anterior.

Passando para o processo de inicialização moderno e seguro, o Finnix 120 inclui o modo de inicialização do BIOS e UEFI com o Secure Boot. Além disso, ele também interrompe outros recursos herdados e modos de inicialização em favor da inicialização do USB/CD principal.

Por fim, o Finnix substituiu seu antigo sistema de construção ISO NEALE por um novo sistema personalizado baseado no software de construção debian-live.

Para experimentar, faça o download da última imagem ISO do Finnix 120 aqui. Você também pode obter as imagens antigas da mesma página.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.