Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Após 5 longos anos, o sistema operacional Finnix 120 tem nova versão lançada. Estamos falando de uma das distribuições Linux mais antigas e que é usada para resgate de sistemas. Portanto, o  Finnix é um LiveCD. O projeto é baseado em Debian GNU/Linux e mantido para administradores de sistemas.

A primeira versão do Finnix surgiu ainda março do ano 200, ainda no século passado, portanto. Então, a distro já completou vinte anos, firme e forte no mercado. Logo no começo, o ciclo de novos lançamentos era bem mais intenso vom pelo menos uma versão nova a cada ano. Contudo, esse ritmo parou em 2015, tendo sido retomado somente agora, ou seja, após os 5 anos.

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos: quais as novidades?

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

A nova versão Finnix 120 ‘Oneida ”foi finalmente lançada com várias mudanças importantes. O Finnix 120 é construído sobre o Debian 10.4 mais recente, apresentando o atual kernel Linux de longo prazo 5.4.

O Finnix é uma distribuição Live CD para administradores de sistema. Seve, portanto, para executar recuperação do sistema e monitoramento de rede. Um administrador de sistema pode usar o Finnix para vários outros propósitos, como manipulação de sistema de arquivos e partições, instalação de outros sistemas operacionais e reparo de registro de inicialização.

Para fortalecer ainda mais o conjunto de ferramentas, a nova versão 120 inclui centenas de novos pacotes de utilitários. Embora o tamanho da imagem ISO aumente de 160 para 477 MB, ele compensa isso com um forte software de solução de problemas.

Mais novidades

Finnix 120 tem nova versão após 5 anos

Outra grande mudança que o Finnix 120 inclui é um sistema de núcleo de usuário AMD64 de 64 bits nativo. Agora, se você deseja suporte de 586/686/PowerPC de 32 bits mais antigo, use o Finnix 109 anterior.

Passando para o processo de inicialização moderno e seguro, o Finnix 120 inclui o modo de inicialização do BIOS e UEFI com o Secure Boot. Além disso, ele também interrompe outros recursos herdados e modos de inicialização em favor da inicialização do USB/CD principal.

Por fim, o Finnix substituiu seu antigo sistema de construção ISO NEALE por um novo sistema personalizado baseado no software de construção debian-live.

Para experimentar, faça o download da última imagem ISO do Finnix 120 aqui. Você também pode obter as imagens antigas da mesma página.

Fossbytes

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.