in

Firefox 69.0.3 chega com melhorias no Webrender

Confira este e outros detalhes do navegador.

Firefox 72 impedirá que sites sigam nossa trilha on-line por padrão

Recentemente, foi publicada uma atualização corretiva do Firefox 69.0.3, na qual foi resolvido o problema de exibir uma caixa de diálogo para baixar arquivos ao clicar no e-mail no Yahoo webmail. Além disso, os problemas com o download de arquivos foram solucionados  iniciando um navegador no Windows 10 com o controle dos pais ativado. O mais importante, contudo, é que o Firefox 69.0.3 chega com melhorias no Webrender.

Do mesmo modo, também com o lançamento desta atualização do navegador, é possível observar o desenvolvimento contínuo do sistema de composição do WebRender. Este é escrito em Rust e ao lado da GPU para exibir o conteúdo da página.

Firefox 69.0.3 chega com melhorias no Webrender

Quando o WebRender é usado em vez do sistema de composição integrado no mecanismo Gecko, que processa os dados usando a CPU, os shaders feitos na GPU são usados para executar as operações de representação consolidada dos elementos da página. Então, isto permite um aumento significativo na velocidade de renderização e reduz a carga na CPU.

O WebRender foi adicionado às compilações noturnas do navegador móvel Firefox Preview (substituindo o Firefox para Android). Além disso, foi ativado por padrão para dispositivos Pixel 2 (para outros dispositivos em aproximadamente: config, gfx.webrender.all deve estar ativado).

O WebRender também possui sistemas avançados de cache e representação de imagens. O código de texto foi modificado, o que tornou possível obter suporte para o posicionamento de texto de sub-pixel nas plataformas Linux e Android.

Quando o Firefox roda em Wayland, foi implementado um novo back-end que utiliza o mecanismo DMABUF para desenhar texturas. Ele também organiza a troca de buffers com essas texturas colocadas na memória de vídeo por diferentes processos.

Além disso, foi adicionado um desempenho otimizado de decodificação de imagens, usando as instruções do SIMD para acelerar e reduzir o tempo de conversão de formato em 5 a 10%.

Como instalar a nova versão do Firefox 69.0.3 no Linux?

Firefox 69.0.3 chega com melhorias no Webrender

Usuários do Ubuntu, Linux Mint ou algum outro derivado do Ubuntu, podem instalar ou atualizar para esta nova versão com a ajuda do PPA do navegador.

Isso pode ser adicionado ao sistema abrindo um terminal e executando o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-security/ppa -y

sudo apt-get update

Feito isso agora, você só precisa instalar com:

sudo apt install firefox

No caso de usuários do Arch Linux e derivados, basta executar em um terminal:

sudo pacman -Syu

Ou, para instalar o navegador, você pode fazê-lo com o seguinte comando:

sudo pacman -S firefox

Agora, para os usuários do Fedora ou qualquer outra distribuição derivada dele, basta abrir um terminal e ele digitará o seguinte comando (se você já possui uma versão anterior do navegador instalada):

sudo dnf update --refresh firefox

Ou para instalar:

sudo dnf install firefox

Finalmente, se são usuários do openSUSE, podem confiar em repositórios da comunidade, dos quais eles podem adicionar o Mozilla ao seu sistema.

Isso pode ser feito com um terminal e nele, digitando:

su -
zypper ar -f http://download.opensuse.org/repositories/mozilla/openSUSE_Leap_15.1/ mozilla
zypper ref

zypper dup – de mozilla

Instalando ou atualizando o Firefox com a ajuda dos pacotes Snap

Por fim, para distribuições que oferecem suporte aos pacotes Snap, elas podem instalar o navegador ou atualizar para esta nova versão por meio deste canal.

Você só precisa abrir um terminal no seu sistema e digite o seguinte comando para instalar ou atualizar seu navegador:

sudo snap install firefox

Para  outras distribuições Linux, você pode fazer o download do pacote binário  a partir  do link abaixo.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

instalar-organize-my-files-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse-gerenciador-de-arquivos-pastas

Como instalar o Organize My Files no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Tenha um excelente organizador de arquivos!

Brasil está entre os 29 países mais vulneráveis aos ataques do Simjacker

Brasil está entre os 29 países mais vulneráveis aos ataques do Simjacker