in

Firefox 81 terá aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux

Função pode ser ativada manualmente na versão 80 do navegador.

Firefox 81está disponível para baixar

O navegador Firefox 80 está chegando aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições GNU/Linux mais populares. Enquanto isso, a Mozilla já iniciou os trabalhos em torno do Firefox 81 para o canal beta.

O Firefox 81 estava no chamado canal Nightly. No entanto, quando uma nova versão estável do Firefox é lançada, a versão atual do Firefox no Nighly muda para Beta, e a próxima versão (Firefox 82 neste caso) toma o seu lugar.

O Firefox 80 apresenta um recurso muito útil para usuários Linux, a aceleração de hardware VA-API/FFmpeg para reprodução de vídeo em sistemas que usam o servidor de exibição tradicional X11/X.Org Server.

Firefox 81 terá aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux

Firefox 81 terá aceleração de GPU habilitada por padrão no Linux

No entanto, o recurso de aceleração da GPU está desabilitado por padrão, então você teria que abrir a página about:config e habilitar as opções media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled e  media.ffmpeg.vaapi.enabled.

Com o próximo lançamento do Firefox 81, parece que a Mozilla habilitou a aceleração da GPU por padrão.

Se você experimentar o novo navegador verá que a opção media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled está definida como “true”. Por outro lado, a opção media.ffmpeg.vaapi.enabledestá desativada.

Até o Firefox 81 estrear, haverá tempo suficiente para brincar com essas duas opções de aceleração de hardware, habilitando uma ou ambas ao mesmo tempo e testar como funciona a reprodução de vídeo.

Outras novidades do Firefox 81

Além disso, a Mozilla também estendeu seu motor de renderização 2D baseado em GPU WebRender para hardware AMD Evergreen (também conhecido como Radeon HD série 5000 de GPUs) em todas as plataformas suportadas, incluindo sistemas Linux, bem como para dispositivos Mali-Gxx. Ainda assim, o WebRender permanece desabilitado por padrão no Linux no Firefox 81.

O Firefox 81 também promete adicionar suporte para chaves de mídia de hardware para controlar a reprodução de mídia. Os usuários poderão controlar a reprodução de mídia por meio de teclas de mídia de hardware em um teclado, fone de ouvido ou interface de controle de mídia virtual.

Se você deseja dar ao Firefox 81 um test drive agora, você pode baixar a versão beta agora mesmo do servidor FTP da Mozilla. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não use como sendo o navegador principal.