Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/03/2021 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão

Mozilla acaba com Firefox Lite e muda a forma de salvar arquivos abertos no Firefox 91

A Mozilla lançou o navegador Firefox 87 para todas as plataformas suportadas e também colocou o próximo grande lançamento, o Firefox 88, no Canal Beta para testes públicos. Enquanto você espera que o Firefox 87 chegue aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita, o Firefox 88 chegou ao Canal Beta com alguns recursos interessantes para usuários Linux. Assim, o Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão.

Um desses novos recursos é o suporte para zoom de toque suave usando um touchpad em sistemas Linux usando Wayland. Para quem não conhece, o toque para aumentar o zoom no Firefox funciona em sistemas Linux, mantendo pressionada a tecla Ctrl no teclado do seu laptop. O segundo novo recurso para usuários do Linux é a habilitação do suporte AVIF (AV1 Image File Format) por padrão, que deveria chegar há alguns lançamentos atrás, mas a Mozilla continua atrasando porque eles querem implementar mais recursos como 10 bits e 12 bits- suporte de canal de bits, transformações etc.

Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão

Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão

Na primeira versão beta do Firefox 88, o suporte a AVIF é habilitado por padrão, então vamos esperar que continue assim até o lançamento final em 20 de abril de 2021. De qualquer forma, você sempre pode habilitá-lo por padrão, mesmo em Firefox 87 ou versões anteriores definindo a opção image.avif.enabled em about: config para true. Por último, o Firefox 88 parece habilitar o recurso WebRender por padrão nos sistemas KDE Plasma e Xfce rodando em X11 e usando hardware Intel ou AMD.

O WebRender já estava habilitado por padrão para usuários GNOME/X11 com o Firefox 84. Vários usuários do Reddit relataram que isso estava funcionando no KDE Plasma com o driver AMDGPU. Para usuários do Android, o Firefox 88 promete resolver um problema em que a reprodução de vídeo em tela cheia ou imagem em imagem não é exibida corretamente em sites que usam uma janela de visualização de desktop.

Se você quiser fazer um test drive com a versão beta do Firefox 88, experimente os novos recursos, pode baixar os binários de 64 ou 32 bits, o pacote snap ou o tarball de origem agora mesmo dos servidores FTP da Mozilla. No entanto, lembre-se de não usá-lo para nenhum trabalho de produção.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.