Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

06/08/2021 às 14:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Firefox 92 tenta implementar novamente suporte para imagens AVIF por padrão

Firefox 91 lançado como nova base ESR e HTTPS First Policy para modo privado

A Mozilla está tentando mais uma vez habilitar o suporte à decodificação de imagens AVIF por padrão no navegador Firefox. O AVIF é o formato de arquivo de imagem promissor baseado no uso de AV1 no formato de arquivo HEIF.

O AVIF 1.0 foi consolidado no início de 2019 e oferece suporte a vários espaços de cores, métodos de compactação com e sem perdas, profundidade de cor de até 12 bits, granulação do filme e muito mais. Desde o ano passado, o Google Chrome tem suporte total para imagens AVIF, bem como suporte encontrado em WebKit e outros motores de navegador e outros softwares e bibliotecas de desktop. Meses atrás, o Firefox tentou habilitar o AVIF por padrão, mas foi revertido antes do lançamento devido a problemas persistentes.

Firefox 92 tenta implementar novamente suporte para imagens AVIF por padrão

Firefox 92 tenta implementar novamente suporte para imagens AVIF por padrão

Agora antes do lançamento do Firefox 92 no mês que vem, os engenheiros da Mozilla esperam lançar o AVIF habilitado por padrão. A mudança tem chegou para ativar o suporte AVIF por padrão. Junto com isso está a mudança para adicionar suporte de espaço de cores adequado para AVIF no Firefox.

Impedindo que qualquer problema de última hora apareça novamente, o Firefox 92, que deve ser lançado por volta de 7 de setembro, terá suporte para imagens AVIF por padrão.

Desde o Chrome 85 do Google, o suporte a AVIF está ativado por padrão, enquanto o suporte do Firefox está desativado por padrão por enquanto. Então, a esperança é de que em breve esteja totalmente pronto para uso. Se você clicar neste link, verá que o recurso está presente em algumas versões beta do navegador há algum tempo.

Outros setores também adotaram as imagens AVIF, até mesmo empresas como a Microsoft com o Windows. Agora, portanto, em uma próxima versão do Firefox, o suporte a imagens AVIF também estará presente.

AVIF é esperado desde o início do ano

AVIF é o formato de imagem baseado no esquema de codificação AV1 e usando o formato de arquivo HEIF (High Efficiency Image File Format). O formato AVIF é capaz de compactação com e sem perdas, HDR, sequências de imagens animadas e outros recursos. O AVIF 1.0 foi finalizado no ano passado e desde então tem recebido um interesse considerável de empresas como a Netflix por ser superior ao JPEG.

novo recurso deveria ter estreado, no mais tardar, no mês de abril, com o Firefox 88.  O suporte AVIF (AV1 Image File Format) por padrão no Linux, portanto, é esperado pelo menos desde o final do ano passado. Entretanto, a Mozilla quis fazer algumas implementações que não deram muito resultado.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.