A Mozilla anunciou que o seu navegador de realidade virtual, Firefox Reality, já está disponível para o Oculus Quest. Embora a produção de conteúdo de RV ainda esteja em seus primórdios, o navegador da Mozilla oferece aos usuários uma maneira neutra de navegar pelo conteúdo, mantendo algum nível de privacidade.
Lançado em setembro, o Firefox Reality é construído para funcionar com headsets de realidade virtual e realidade aumentada independentes. Ele permite que os usuários se movam entre sites 2D e experiências da Web imersivas.
Características do Firefox Reality agora disponível para Oculus Quest
O Firefox Reality vem com a Proteção aprimorada de rastreamento ativada por padrão, bloqueando os cookies de rastreamento de terceiros.
Acreditamos firmemente que a privacidade não deve ser relegada a configurações opcionais, disse a Mozilla em um post no blog quinta-feira. Como um bônus adicional, essas proteções funcionam em segundo plano e aumentam a velocidade do navegador.
Experiências de navegação como o Firefox Reality ajudam a responder perguntas sobre como a web em RV deve ser. Assim, dá aos usuários a escolha, por exemplo, de navegar com um teclado ou por voz. Como a web em realidade virtual ainda é muito nova, a Mozilla está promovendo conteúdo em destaque na página inicial da FxR.
O Oculus Quest, que começou a ser comercializado em maio, é o primeiro headset all-in-one do Facebook. Funciona sem fios e com total liberdade de movimento. Na teleconferência do Facebook para o Q2 na quarta-feira, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a empresa está “vendendo os aparelhos o mais rápido que pudermos.”
Mais importante, entregamos uma experiência que as pessoas continuam usando semana após semana e compram mais conteúdo, continuou ele. Ainda há muito trabalho pela frente para desenvolver esse ecossistema e entregar os futuros produtos de realidade virtual e visual que sonhamos. Porém, este é um marco importante.
Disponível em outros locais
O Firefox Reality também está disponível para outros headsets 6DoF, incluindo o HTC Vive Focus Plus e o Lenovo Mirage.
O navegador está agora disponível em 10 idiomas diferentes, incluindo japonês, coreano, chinês simplificado e chinês tradicional. Nos próximos meses, a Mozilla planeja lançar:
- o suporte para uma especificação WebXR;
- navegação em múltiplas janelas;
- sincronização de favoritos;
- suporte a idiomas adicionais e outros novos recursos.