in

Flatpak 1.6 lançado com recursos para App Store paga

Além disso, tem melhor self-sandboxing.

Flatpak 1.7 entra em desenvolvimento com novos recursos e melhorias

O Flatpak 1.6 foi lançado hoje como o ponto culminante da série de desenvolvimento do Flatpak 1.5. E uma das maiores adições ao 1.5 e 1.6 é a introdução do suporte a downloads protegidos e autenticados com o Flatpak como parte de seus planos para permitir a “compra de aplicativos” via Flathub. Conforme já publicamos anteriormente, isso deve ser feito por meio de um cenário de doação e pagamento do que você deseja. Além disso, irá permitir que aplicativos comerciais sejam disponibilizados via Flathub. O Flatpak 1.6 apresenta as interfaces preliminares para este tratamento Flatpak autenticado e protegido para aplicativos “pagos.

Flatpak 1.6 lançado com recursos para App Store paga e melhor self-sandboxing

Flatpak 1.6 lançado com recursos para App Store paga

O Flatpak 1.6 também possui melhorias no self-sandboxing, uma nova opção de permissão para acesso direto ao CUPS para impressão e várias limpezas e outras melhorias no código. Há também uma nova API do portal como Matthias Clasen falou hoje em seu blog.

A última vez que falei sobre atualizações do flatpak, expliquei como os aplicativos do flatpak podem detectar que uma versão mais recente foi instalada e reiniciar a si mesmos. Isso é ótimo e pode ser bom o suficiente quando você tem atualizações automáticas. Mas isso nem sempre é o caso.

Felizmente, podemos fazer melhor. Desde a 1.5, o Flatpak possui uma API do portal que permite que os aplicativos monitorem as atualizações e solicitem a atualização, afirma Mathias.

Aqui está como isso fica quando tudo estiver montado:

No terminal, estou construindo uma nova versão do aplicativo de teste do portal e atualizo meu repositório (local). O portal flatpak está percebendo que a atualização apareceu (estou executando-a com um tempo limite curto de pesquisa aqui, em vez dos 30 minutos normais) e envia um sinal D-Bus ao aplicativo, que solicita atualização e, em seguida, reinicia-se.
Usar a API do portal diretamente não é muito conveniente, pois você precisa ouvir os sinais do D-Bus e outros enfeites. Portanto, agora temos uma biblioteca chamada libportal , que fornece wrappers assíncronos simples para a maioria dos portais. É isso que o aplicativo de teste do portal na demonstração está usando e você também deve usá-lo em seus aplicativos.
A primeira versão estável do libportal aparecerá muito em breve, com o Flatpak 1.6 e, em seguida, encontrará o tempo de execução, conclui Mathias.

Aqueles que criam o Flatpak 1.6 a partir da fonte podem adquiri-lo no GitHub.

Via Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

DXVK 1.6 chega com algumas alterações e correções de bugs nos jogos

Proton 4.11-11 lançado com o DXVK 1.5

Vladimir Putin ainda usa o obsoleto Windows XP em seu escritório

Vladimir Putin ainda usa o obsoleto Windows XP em seu escritório