in

Fleet Commander: uma ferramenta para Red Hat, Fedora ou CentOS

A Red Har surpreendeu a todos com a novidade. Conheça o Fleet Commander!

Fleet Commander

Você já ouviu falar em Fleet Commander? Não? Então hoje vamos apresentar um pouco sobre a ferramenta, que foi desenvolvida a um bom tempo, na época do saudoso Fedora 27.

O que é o Fleet Commander?

O Fleet Commander está pronto para uso e já ganhou até site. A ideia é que ele facilite o processo de implantação e gestão de desktops, e que neste momento está ganhando força entre os desenvolvedores do Fedora/Red Hat Enterprise Linux (RHEL). O Fleet Commander é recomendado para quem tem vários desktops usando um dos dois sistemas e precisa ter o controle sobre eles.

O Fleet Commander possui ferramentas de administração baseadas na Web do Cockpit e o FreeIPA para tornar mais fácil para os administradores do sistema. Ele é semelhante aos objetos de política de grupo como no Active Directory no Windows.

O Fleet Commander suporta apenas desktops usando GNOME que executam o Fedora ou RHEL e facilita o gerenciamento de aplicativos instalados, configurações de rede e outros serviços geralmente configurados pelos administradores de sistemas nas empresas. Vale lembrar que testes para o CentOS já estão sendo realizados e a ideia é que mais sistemas GNU/Linux possam receber o suporte esperado, sem falha e sem erros, atendendo a demanda em larga escala.

Nota: Sobre o uso da ferramenta em outras distribuições, oficialmente nada foi mencionado, mas a qualquer momento outras distribuições devem receber o suporte, é uma questão de tempo.

Projeto Fleet Commander Blog do Alberto Ruiz

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

#3 – Administração de Sistemas Linux – Shell e Bash

#3 – Administração de Sistemas Linux – Shell e Bash

RetroPie

RetroPie: Um Sonho Nostálgico, utilizando Raspberry Pi saiba como instalar e configurar!