in

Free Software Foundation quer combater o Facebook

Este é um dos principais temas da conferência anual da FSF.

Free Software Foundation quer combater o Facebook

A Free Software Foundation está assumindo um protagonismo inédito nos tempos atuais em relação à privacidade e defesa dos direitos dos usuários de internet. Depois dos holofotes voltados para a questão de abrir o código fonte do Windows 7, tendo inclusive enviado um HD à Microsoft para isso, agora, a comunidade de código aberto está realizando sua conferência anual, a  LibrePlanet. E um dos principais tópicos de discussão é: “Como você luta contra o Facebook?” Ainda não se sabe como se dará esse combate.

Todos os anos, vários ativistas e especialistas em domínio se reúnem para participar do LibrePlanet e discutir as atuais “questões importantes” em tecnologia. O LibrePlanet 2020 será hospedado em Boston nos dias 14 e 15 de março. O tema da conferência deste ano é “Liberte o futuro”.

Na conferência, os especialistas darão suas ideias sobre como devemos criar um futuro rico em software livre e “sem serviços de rede que maltratam seus usuários”. Segundo a Free Software Foundation, o Facebook está claramente no topo dessa questão.

Free Software Foundation quer combater o Facebook

Free Software Foundation quer combater o Facebook

 

A fundação tem vários tópicos importantes para discussão neste momento, como vigilância, carros controlados por software e moeda digital, mas deseja começar com “Como você luta contra o Facebook”.
Para cada nova conveniência tecnológica que ganhamos, parece que perdemos ainda mais no processo. Trocar direitos intangíveis, mas vitais, à liberdade e à privacidade pelo novo gadget mais recente pode fazer o futuro do software parecer sombrio. Mas há resistência e está dentro de nossas capacidades rejeitar esse resultado.

Quando se trata de enfrentar o Facebook, a Free Software Foundation não está sozinha. Muitos, incluindo Elon Musk, expressaram suas preocupações sobre os perigos do Facebook. Algumas pessoas querem que Mark Zuckerberg entregue o Facebook ao governo, enquanto vários usuários do Facebook estão excluindo suas contas devido a preocupações crescentes com a privacidade.

Agora, podemos apenas nos perguntar se o pessoal da conferência do LibrePlanet em Boston vai encontrar mesmo uma maneira de “combater o Facebook” e “Liberar o futuro”.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mozilla Firefox 75 já está disponível para download

Firefox para Mac e Linux terão novo sistema de sandbox de segurança

Ransomware DoppelPaymer lança site para publicar dados das vítimas

Ransomware DoppelPaymer lança site para publicar dados das vítimas