FreeBSD 13.1-RC3 traz Zstd para Libarchive e muitas correções

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Quase tudo pronto para o lançamento da versão estável do FreeBSD 13.1. Neste momento a equipe está trabalha para que ele saia no final deste mês. Porém, enquanto isso, temos o penúltimo candidato a lançamento antes da versão estável. Sendo assim, o FreeBSD 13.1-RC3 traz Zstd para Libarchive e muitas correções.

Com a aproximação do final do desenvolvimento do FreeBSD 13.1, o FreeBSD 13.1-RC3 é bastante leve nas mudanças em comparação com a mudança de código nas semanas anteriores. Com o FreeBSD 13.1-RC3, há uma correção no libarchive para suporte a Zstd, vazamentos de bloqueio LLE na pilha de rede e várias correções em tempo de compilação. É isso em termos das mudanças da semana passada.

FreeBSD 13.1-RC3 traz Zstd para Libarchive e muitas correções

Mais amplamente, com o FreeBSD 13.1, agora há suporte a execução independente de posição (PIE) habilitado por padrão em arquiteturas de 64 bits, um novo script de serviço “zfskeys” para a descriptografia automática de conjuntos de dados ZFS, emulação NVMe com Bhyve, chroot agora suporta operações sem privilégios, várias melhorias no POWER e RISC-V, melhorias no suporte big endian, suporte para a placa de desenvolvimento HiFive Unmatched RISC-V, atualização em relação ao suporte do sistema de arquivos OpenZFS 2.1.4 upstream e muitas outras melhorias de driver de dispositivo.

FreeBSD 13.1-RC3 traz Zstd para Libarchive e muitas correções

Se você notar problemas, você pode reportá-los através do Bugzilla PR sistema ou na lista de discussão -stable. Se você gostaria de usar o Git para fazer uma atualização baseada em fonte de um
sistema, use a ramificação “releng/13.1”.

Mais detalhes e downloads para o FreeBSD 13.1-RC3 de hoje através do anúncio de lançamento. Além disso, o FreeBSD 13.1 estará sendo lançado formalmente no final de abril.

Todos os usuários são encorajados a consultar a errata de lançamento antes de instalar o FreeBSD. O documento de errata é atualizado com informações “últimas” descobertas no final do ciclo de lançamento ou após o lançamento. Normalmente, ele contém informações sobre bugs conhecidos, avisos de segurança e correções na documentação. Uma cópia atualizada da errata para o FreeBSD 13.1-RELEASE pode ser encontrada no site do FreeBSD.

Este documento descreve os recursos novos ou alterados mais visíveis ao usuário no FreeBSD desde o 13.0-RELEASE. Em geral, as alterações descritas aqui são exclusivas da ramificação 13-STABLE, a menos que sejam marcadas especificamente como recursos MERGED.

Itens típicos de notas de lançamento documentam avisos de segurança recentes emitidos após o RELEASE 13.0, novos drivers ou suporte de hardware, novos comandos ou opções, correções de bugs importantes ou atualizações de software contribuídas. Eles também podem listar alterações nas principais portas/pacotes ou práticas de engenharia de lançamento. 

Claramente as notas de lançamento não podem listar todas as mudanças feitas no FreeBSD entre lançamentos; este documento se concentra principalmente em avisos de segurança, alterações visíveis ao usuário e grandes melhorias de arquitetura.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.