25 anos do FreeBSD

Em comemoração a 25 anos do FreeBSD, foi criada uma página especial do projeto que conta a história do FreeBSD. Seu nome surgiu em 1993 e, por este motivo, a Fundação FreeBSD resolveu designar o dia 19 de junho como o Dia do FreeBSD.

Além disso, disponibiliza documentos históricos (veja imagem abaixo) da distribuição e seus desenvolvedores. A Installfest também vem com guia de instalação do FreeBSD, cita empresas que utilizam o sistema e vários outros dados. Também convida todos os usuários a participarem do evento. Assim, o FreeBSD comemora 25 anos.

FreeBSD completa 25 anos

E-mail que deu origem ao FreeBSD

 

O que é o FreeBSD?

O FreeBSD é um sistema operacional de código aberto desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley em 1993. Segundo a página do projeto, ele é utilizado por bilhões de pessoas em todo o planeta. Entre outros motivos, “para ensinar conceitos de sistemas operacionais em universidades”. Além disso, as empresas também desenvolvem produtos no FreeBSD e as universidades o utilizam como uma plataforma de pesquisa.

Na verdade, há uma boa chance de você já estar usando pelo menos algum código derivado do FreeBSD. Por exemplo, se você assistir a filmes via Netflix, conversar com amigos no WhatsApp ou jogar no PlayStation 4, já estará usando o FreeBSD. Apple, Dell, Cisco, Intel são outras empresas que usam o FreeBSD.

“Como pioneiro em tecnologia de código aberto, o FreeBSD pode ser modificado e redesenhado para atender às necessidades do usuário, gratuitamente, dentro das diretrizes da licença”, enfatiza o anúncio.

Como comemorar os 25 anos do FreeBSD

As instruções estão no link do FreeBSD e os desenvolvedores pedem, entre outras coisas:

  • Que o sistema seja apresentado a alguém;
  • Enviando histórias de como a sua empresa utiliza o FreeBSD;
  • Dizendo por que você ama o FreeBSD usando #FreeBSDDay em seus posts no Facebook, Twitter e Instagram;
  • Fazendo doações à Fundação para ajudar a manter o projeto.

Todas as informações sobre os 25 anos do FreeBSD você encontra clicando no botão a seguir:

FreeBSD Foundation

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

openSUSE Leap 15 agora está disponível para Raspberry Pi; Ubuntu atualiza Mesa e RedHat descobre novas falhas. Confira.

Previous article

GnuPG: Falha permite que invasores imitem a assinatura dos usuários

Next article

You may also like

More in Notícias