Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

05/09/2021 às 17:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

FUTEX2 revisado novamente para ajudar o Steam a funcionar

No entanto, mudança deve ficar e fora do Linux 5.15

F2FS vê mais trabalho de desempenho para Linux 5.15

Uma das séries de patch do kernel que tem visto um trabalho contínuo por mais de um ano agora é sobre a introdução da chamada de sistema FUTEX2. Assim, deve melhorar o comportamento do kernel do Microsoft Windows NT, a fim de permitir o uso mais eficiente de Proton e Wine. Além disso, impulsiona o Steam Play para desfrutar de jogos do Windows no Linux.

Apesar de todas as grandes mudanças e novos recursos construídos no Linux 5.15, infelizmente, este parece ser outro kernel que não terá FUTEX2. A última revisão dos patches FUTEX2 foi postada neste fim de semana e agora, estando no meio da janela de mesclagem, certamente é tarde demais para ver sua revisão, testes adicionais e envio a tempo.

No ano passado, FUTEX2 passou por várias rodadas de revisãocom espera em vários futexes para corresponder melhor ao comportamento do Windows. Originalmente, os patches FUTEX2 também estavam trabalhando em futexes de tamanho variável e outras melhorias, mas uma forma mais simples dos patches foi enviada no mês passado para acelerar o processo de revisão/mainlining, por agora apenas se concentrando na espera por vários futexes e para enfrentar o outros recursos mais tarde.

Saiu neste fim de semana os patches “v2” daquela versão mais simples do FUTEX2. Com os patches da v2, há melhorias no código e nos comentários e uma variedade de outras limpezas do código. Este código FUTEX2 continua a ser testado com o Proton do Steam Play, onde o uso de FUTEX2 pode levar a uma utilização mais eficiente da CPU para jogos mais novos selecionados.

Dado o tempo, essa nova chamada de sistema terá que esperar pelo menos até o Linux 5.16. Infelizmente, isso está chegando perto de encontrar em um kernel de linha principal antes do lançamento do Steam Deck, então presumivelmente a Valve vai acabar lançando o FUTEX2 em um kernel corrigido pelo menos inicialmente para o Steam Deck, mas veremos como o final do ano se aproxima para melhorar a experiência de jogo do Windows no Linux.

F2FS trabalha para melhorar desempenho no Linux 5.15

F2FS vê mais trabalho de desempenho para Linux 5.15

Com o Linux 5.15, há otimizações para EXT4, grandes melhorias para XFS e um trabalho significativo no Btrfs também. Completando o notável trabalho do sistema de arquivos no Linux 5.15, as atualizações F2FS foram enviadas e subsequentemente direcionadas para a próxima versão do kernel.

O F2FS com Linux 5.15 também tem se esforçado para obter um melhor desempenho, abordando problemas de contenção de bloqueio, corrigindo problemas de compress_cache e resolvendo outros problemas.

Para ajudar a diagnosticar mais problemas de desempenho no futuro, a F2FS adicionou um iostat para relatar latências de E/S com mais facilidade. A alteração contribuída pelo Google permite a impressão de eventos de pontos de rastreamento de estatísticas de latência de E/S quando o nó sysfs “iostat_enable” é ativado. Também há uma variedade de correções de bugs neste código de sistema de arquivos compatível com Flash.

A lista completa de mudanças em torno do F2FS para Linux 5.15 pode ser encontrada por meio desta solicitação pull que já foi incorporada à linha principal.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.