Fwupd 1.8.11 Linux adiciona suporte para novos dispositivos e novos recursos

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A nova versão do utilitário de atualização de firmware Linux, o Fwupd 1.8.11, já está disponível e traz suporte para novos dispositivos, novos recursos e muitas melhorias. Essa versão tem traz muitas novidades.

Fwupd 1.8.11 Linux adiciona suporte para novos dispositivos e outras melhorias

O fwupd 1.8.11, chegou um mês após o lançamento do fwupd 1.8.10 e, adiciona suporte para os dispositivos CalDigit Element Hub e CalDigit TS4 Dock, da preferência ao plug-in Intel USB4 sobre o plug-in Thunderbolt quando necessário, permite que o software de desktop iniba o sistema para evitar atualizações e adicionar suporte para reproduzir dispositivos USB para que possam ser emulados no CI.

Fwupd 1.8.11 apresenta suporte para instalar atualizações de firmware da bateria mesmo quando a energia está muito baixa, suporte para usar requisitos com depth=0 e no parent. Além disso, ele define automaticamente o atraso de remoção CCGX para analisar subcomponentes DMC, implementa um novo mecanismo para detectar e avisar usuários com Firmware NVMe 3B2QGXA7 e a capacidade de imprimir erros como objetos JSON ao usar o comando fwupdmgr –json.

fwupd-1-8-11-linux-adiciona-suporte-para-novos-dispositivos-e-novos-recursos

Outras mudanças

Outras mudanças incluídas nesta versão inclue a capacidade de aceitar apenas compactação de aplicativo/x-xz para a carga útil de metadados. Também foi incluído suporte para retornar corretamente ao fornecedor compatível quando o fornecedor FDT está ausente, a capacidade de detectar o modo de fábrica CCGX e definir uma versão diferente de zero, e a capacidade de detectar firmware Insyde fixo que pode realmente usar o recurso Capsule-on-Disk.

Além disso, foram corrigidos vários bugs nesta versão para corrigir um pequeno vazamento de memória ao instalar o firmware TPS6598x, fazer o fwupdtool firmware-convertcomando funcionar com formatos sem imagem, uma regressão ao baixar arquivos com o fwupdtoolcomando, compilar com o -Dbuild=libraryargumento para Flathub, além de um aviso crítico que ocorreu ao analisar uma linha de comando vazia do kernel.

Essa nova versão agora requer pelo menos o dobro do tamanho da cápsula no ESP durante a atualização, salva corretamente todos os sinalizadores de dispositivo no banco de dados pendente, indica atributos HSI que serão retornados apenas para fornecedores de CPU específicos, define a porcentagem e o status do dispositivo durante a duração do atualização, usa o confinamento Snap estrito e suporte o uso de um shim atualizado se fornecido durante a atualização da cápsula. Para mais detalhes sobre esta versão, confira as notas de lançamento na página do projeto no GitHub, de onde você também pode baixar o fwupd 1.8.11.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.