O desenvolvedor líder do LVFS/fwupd, Richard Hughes, da Red Hat, lançou o Fwupd 1.8.2 como a versão mais recente desta solução de código aberto para lidar com atualizações de firmware no Linux e em outras plataformas. O Fwupd 1.8.2 suporta mais hardware Corsair, PixArt, SteelSeries e System76.
Com o Fwupd 1.8.2, há acelerações no tempo de início do daemon Fwupd graças à adição de suporte à criação de perfil de inicialização para descobrir os caminhos de código caros no início, para que possam ser melhor ajustados. O Fwupd 1.8.2 também adiciona suporte para os formatos de firmware OptionROM, CPD, FPT para manuseio de hardware futuro, como outra mudança interessante.
A versão 1.8.2 do Fwupd também adiciona o HostVendor à interface D-Bus do Fwupd, lidando melhor com plug-ins fora da árvore e, opcionalmente, criando os arquivos quirk no binário do daemon para reduzir o tamanho do pacote instalado. Além disso, há muitas correções de bugs para encontrar com o Fwupd 1.8.2.
Outra novidade é o perfil de inicialização, que torna a inicialização do daemon muito mais rápida, o HostVendor para a interface D-Bus, um auxiliar de conversão para plugins fora da árvore e o tamanho instalado reduzido devido à construção dos arquivos quirk no binário do daemon.
Fwupd 1.8.2 suporta mais hardware Corsair, PixArt, SteelSeries e System76
O Fwupd já suporta muito hardware e cada nova versão amplia o escopo, mas ainda há mais trabalho a ser feito para obter mais OEMs/ODMs para oferecer suporte ao Fwupd para dispositivos de consumo para reforçar a atualização conveniente de firmware no Linux.
O novo hardware agora suportado pelo Fwupd 1.8.2 para atualização de firmware inclui:
- Corsair HARPOON RGB Mouse sem fio;
- Dispositivos U-Boot gravando imagens FIT simples;
- Genesys M27fd AIM101;
- Mais dispositivos sem fio PixArt;
- Mais dispositivos Steelseries HID, Sonic e FizzSystem76 launch_2.
O fwupd agora suporta hashes SHA256 fastboot se especificado, moderniza o plug-in AMT e divide a funcionalidade MEI comum, permite que discos UFS definam o status assinado nos metadados, suporta instalação forçada do firmware Genesys, mesmo que a chave pública não ‘t match, permite que mais entradas peculiares adicionem vários itens e permite que clientes front-end leiam a porcentagem.
Além disso, o fwupd 1.8.2 introduz uma conexão automática ao dispositivo de rede Redfish ao reiniciar o BMC, não gera mais um cabeçalho de cápsula para o FMP GUID, corrige uma regressão para dispositivos usando o carregador de inicialização Atmel FLIP e melhora o comando fwupdtool security quando usado com um lista de permissões de plug-in especificada pelo usuário.
Downloads e mais detalhes sobre o Fwupd 1.8.2 via GitHub.