0 A.D. Alpha 27

0 A.D. Alpha 27: novo renderizador Vulkan, suporte a AMD FSR e mais novidades

O 0 A.D. Alpha 27 traz um novo renderizador Vulkan, suporte a AMD FSR, multiplayer aprimorado e novas mecânicas de jogo. Com isso, o título se prepara para abandonar o rótulo de Alpha e continuar evoluindo. Saiba mais sobre essa grande atualização!

0 A.D. Alpha 27: novo renderizador Vulkan, suporte a AMD FSR e mais novidades

O 0 A.D., um dos principais jogos de estratégia em tempo real (RTS) de código aberto, acaba de lançar a versão Alpha 27: Agni. Este lançamento marca um ponto importante na trajetória do jogo, pois será a última versão com o rótulo de “Alpha”. Além disso, essa atualização traz novidades significativas, incluindo a introdução do renderizador Vulkan, suporte a AMD FidelityFX Super Resolution (FSR) e melhorias na jogabilidade.

A equipe de desenvolvimento do Wildfire Games acredita que este pode ser o início de uma nova fase para o jogo, com um possível futuro na categoria de Early Access. Se você é fã de jogos de estratégia e acompanha a evolução do 0 A.D., esta atualização traz diversas inovações que podem aprimorar sua experiência.

O fim das versões alpha

Após duas décadas de desenvolvimento, 0 A.D. Alpha 27 será a última versão com essa nomenclatura. O próximo lançamento será simplesmente “Release 28”, consolidando o jogo como um projeto em constante evolução, sem a necessidade de rótulos tradicionais de desenvolvimento.

Com o crescimento dos jogos em Early Access, o modelo de versões numeradas sem a distinção de Alpha/Beta faz mais sentido para o 0 A.D. A equipe pretende continuar refinando o jogo sem a necessidade de um “lançamento final” definitivo, garantindo melhorias contínuas no desempenho, gráficos e mecânicas.

Principais novidades do 0 A.D. alpha 27

1. Suporte ao renderizador Vulkan

A grande novidade técnica do Alpha 27 é a adoção do Vulkan como renderizador gráfico. Com essa mudança, os jogadores podem esperar um desempenho mais fluido e estável. O Vulkan oferece uso mais eficiente da CPU e GPU, proporcionando um FPS mais consistente e melhor aproveitamento do hardware.

2. Upscaling com AMD FSR

Outra melhoria gráfica importante é a adição do AMD FidelityFX Super Resolution (FSR), que possibilita o upscaling de resolução. Isso significa que jogadores podem rodar o jogo em uma resolução menor para aumentar a taxa de quadros, ou renderizar em uma resolução maior para melhorar a qualidade gráfica.

3. Novos mapas e melhorias visuais

O Alpha 27 traz uma seleção de novos mapas, incluindo:

  • Isthmus of Corinth – um mapa skirmish que retrata um local estratégico da Grécia Antiga.
  • Foothills – terreno montanhoso sem bloqueios de visão.
  • Coast Range – uma faixa de terra entre o mar e montanhas ricas em recursos.
  • Migration – começa em uma pequena ilha, incentivando a exploração de um território maior.

Além disso, o jogo recebeu diversas atualizações visuais, como novos modelos de estátuas e melhorias nos mapas normais dos terrenos, que agora refletem melhor a iluminação.

4. Melhorias no multiplayer

Agora é possível salvar e continuar partidas multiplayer, algo que antes era exclusivo do modo single-player. Isso permite retomar batalhas estratégicas em outro momento e até mesmo substituir jogadores ausentes em partidas online.

5. Otimizações no motor gráfico

O motor Pyrogenesis foi aprimorado para suportar GPU Skinning, delegando o processamento da animação de modelos para a GPU. Isso pode gerar um aumento de até 20 FPS em algumas configurações.

Além disso, o mecanismo de scripting do jogo agora usa SpiderMonkey 115, permitindo melhor suporte a Promises e async/await, facilitando o desenvolvimento de mods e a criação de interfaces mais dinâmicas.

Melhorias na jogabilidade

O 0 A.D. Alpha 27 também traz mudanças importantes no equilíbrio do jogo:

  • Diferenciação de civilizações – Spartanos, Romanos, Atenienses e Macedônios agora possuem unidades e tecnologias mais únicas.
  • Revisão do combate naval – novas classificações de navios e ajustes no sistema de combate marítimo.
  • Arqueiros de edifícios controláveis – agora é possível escolher manualmente alvos para flechas disparadas por construções.
  • Aprimoramento do sistema de captura – unidades agora atacam construções por padrão, com a opção de capturá-las manualmente pressionando “C”.
  • Mudanças em unidades corpo a corpo – receberam mais dano, mas menos armadura, tornando o combate mais dinâmico.

Melhorias na interface e funcionalidades adicionais

A interface do jogo também recebeu várias melhorias:

  • Nova página de dicas e truques – acessível pelo menu principal, ajuda novos jogadores a entenderem melhor o jogo.
  • Indicadores de fase – mostram visualmente em qual fase de desenvolvimento estão os edifícios e unidades.
  • Rolagem horizontal – agora disponível para exibir informações mais detalhadas na estrutura das unidades.
  • Mudança de senha no lobby multiplayer – jogadores podem alterar a senha da conta diretamente na interface do jogo.

Suporte à comunidade e futuro do jogo

O Wildfire Games continua buscando contribuições da comunidade, especialmente nas áreas de edição de vídeo, redes sociais e design de sites. Além disso, qualquer um pode ajudar como testador, tradutor ou desenvolvedor.

Para baixar o 0 A.D. Alpha 27, acesse o site oficial:
? play0ad.com/new-release-0-a-d-alpha-27-agni

Se encontrar bugs ou tiver sugestões, a equipe incentiva a participação no fórum oficial e no FOSDEM 2025, onde estarão disponíveis para interação com os jogadores.

Conclusão

A nova versão do 0 A.D. Alpha 27 marca um momento crucial para o jogo. Com um novo renderizador Vulkan, suporte a AMD FSR, multiplayer aprimorado e novas funcionalidades, o título continua evoluindo como uma excelente opção para os fãs de jogos de estratégia.

Com a transição para “Release 28”, o jogo poderá atingir um público ainda maior, possivelmente sendo distribuído em plataformas de jogos populares. Se você nunca experimentou o 0 A.D., este é um ótimo momento para mergulhar nesse RTS de código aberto que continua surpreendendo.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.