Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

02/09/2021 às 09:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Genode OS Framework 21.08 simplifica transferência do código de driver do Linux

Genode OS Framework 21.08 simplifica transferência do código de driver do Linux
Rate this post

A distribuição Genode OS existe há mais de dez anos. Trata-se de um sistema operacional de código aberto totalmente original. Ao longo de todo esse tempo, eles conseguiram manter-se atualizados com seus lançamentos de recursos de rotina. Então, nsta semana foi lançado o Genode OS Framework 21.08, com o objetivo de tornar mais fácil a portabilidade do código do driver de dispositivo para sua plataforma.

Como é a batalha usual com novos sistemas operacionais, uma boa cobertura de driver de dispositivo é fundamental para a adoção do usuário final. O Genode OS já portou o código do driver do Linux no passado. No entanto, isso depende de muito manuseio manual, para o qual eles estão trabalhando para agilizar o processo.

Genode OS Framework 21.08 simplifica transferência do código de driver do Linux

Captura De Tela De 2021 09 02 06 03 11 1024x576

O Genode OS 21.08 agora torna muito mais fácil reutilizar o código de driver Linux existente. Além disso, o Genode anteriormente aproveitou o código de código aberto do Linux, mas era um esforço de portabilidade que consumia muito tempo e também muita manutenção.

Seguindo em frente, a Genode criou uma ferramenta customizada para automatizar muito do trabalho repetitivo em torno de sua portabilidade, como a geração de implementações fictícias de funções do kernel do Linux. Genode também está fornecendo blocos de código mais reutilizáveis ??para beneficiar a portabilidade do Linux e a metodologia aprimorada.

Esta abordagem de portabilidade reinventada do Linux já ajudou a trazer alguns novos drivers i.MX8MQ para Genode. Espera-se que o código existente portado para Linux seja adaptado nos próximos meses para esta nova solução. Genode também está trabalhando para melhorar seu suporte a gráficos 3D de código aberto, tendo-se baseado novamente no Mesa 21.0 e aprimorando o multiplexador de GPU do projeto. Genode ainda está trabalhando no suporte para GPU Intel Gen9 +.

Outros detalhes

Os destaques do Genode 21.08 são o suporte a GPU renovado, bem como novos drivers para o laptop Pinephone e MNT-Reform com base em uma nova abordagem simplificada para portar o código do kernel Linux. Outros tópicos variam de melhorias do VirtualBox, sobre reprodução de mídia no navegador da web nativo, até conectividade LTE no Sculpt OS.

Genode também tem aprimorado sua interface de manutenção de cache, melhorando o acesso ao sistema de arquivos host no Genode Linux, um driver de buffer de quadro RAM para QEMU está disponível para teste, suporte aprimorado de webcamera com libuvc e está começando a eliminar componentes obsoletos.

Essas melhorias no Genode OS Framework 21.08 serão encontradas em seu próximo lançamento do SculptOS, que será lançado em breve, que é o sistema operacional de uso geral baseado no Genode.

Mais detalhes sobre o lançamento do Genode OS 21.08 via Genode.org.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.